Segurança do Trabalho

03 bons motivos para investir na prevenção de derramamento químico

A pauta ambiental é um assunto capaz de envolver indústrias dos mais variados segmentos, justamente por ser uma das questões mais urgentes dos últimos tempos, principalmente no que se refere às medidas de proteção e prevenção de derramamento químico.

O derramamento químico, que é consequência do vazamento, ocorre quando um produto está se deslocando para outros locais devido à sua quantidade.  Esse tipo de acidente causa uma série de problemas ambientais em rios, mares, ecossistemas de determinadas regiões e até mesmo no ar.

Prevenção de derramamento químico: responsabilidade das organizações

Por nos darmos conta de que não somos a única espécie que importa no mundo, a responsabilidade ambiental torna-se não só um diferencial, quando pensamos em empresas que se preocupam com o futuro do planeta, mas ela deve fazer parte efetiva do projeto político de todas as organizações.

Os retornos positivos, tanto para o meio ambiente quanto para a economia, são inúmeros, conseguindo, assim, alcançar uma série de mudanças significativas. Conheça três delas:

1 – Evitar multas

As multas são uma forma de impedir os comportamentos e ações já previstos na lei. Dependendo do caso, são até considerados como crimes. Por isso, é essencial estar atento à Lei de Crimes Ambientais que foi, inclusive, alterada para o sistema de conversão, que permite trasmudar o pagamento para a prestação de um serviço ambiental;

2 – Contribui para a não contaminação do ambiente

A prevenção de derramamento acontece, justamente, para evitar problemas como  a perda de ecossistemas, o comprometimento das espécies, a destruição da subsistência para grupos locais, além das doenças respiratórias em humanos;

3 – É economicamente viável

Pensar em uma política de prevenção ambiental pode influenciar muito positivamente na economia de uma indústria, já que esse tipo de ação permite recuperar produtos, além de conseguir descontos em apólices de seguro no âmbito da logística de transporte e armazenamento.

Vantagens para a indústria e para o meio ambiente

Atualmente, o mercado de emergências e prevenção de derramamento consegue oferecer produtos de alta tecnologia capazes de coibir acidentes nos mais variados setores, sejam eles do ramo marítimo, rodoviário, ferroviário ou industrial.

Tal prevenção acontece, principalmente, com o que chamamos de bacias de contenção, desenvolvidas para a segurança logística de armazenamento e a movimentação de embalagens que contenham líquidos perigosos.

Assim, as bacias de contenção, conseguem oferecer vantagens para a prevenção de derramamento, como:

– Contenção de vazamentos de produtos químicos prejudiciais à saúde das pessoas e responsáveis pela deterioração do meio ambiente;

– Facilidade no transporte e na montagem, o que permite um acionamento muito mais rápido;

– Emprego em áreas com ocorrência de emergências químicas em andamento.

Também é relevante saber que a fabricação das bacias é feita com materiais resistentes e de longa durabilidade, o que prevê pontos positivos até na hora do investimento.

Está mais do que óbvio que um bom gerenciamento e a atenção adequada aos procedimentos de segurança são tópicos fundamentais para empresas que almejam ou já trilham um caminho no ramo da indústria.

Para ter maiores informações sobre quais atitudes podem ajudar a tornar a sua empresa mais sustentável, acesse o site do Ministério de Meio Ambiente. Lá, é possível encontrar esclarecimentos sobre leis e procedimentos operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *