Sustentabilidade

A importância dos projetos de sustentabilidade nas empresas e indústrias

Em um mundo cada vez mais globalizado e mobilizado pelas demandas ambientais, é essencial que indústrias e companhias de todos os segmentos elaborem projetos voltados ao cuidado e a preservação do meio ambiente, os projetos de sustentabilidade nas empresas.

Vale também salientar que muitas delas possuem maior responsabilidade ambiental do que outras, tanto perante a lei, quando perante a sociedade civil e natureza: empresas que realizam atividades que podem interferir mais ativamente no meio ambiente e na vida.

Preservação ambiental e sustentabilidade

Alguns exemplos são as indústrias químicas, que manejam componentes perigosos e precisam ter um plano de logística, além de boas práticas de manuseio e armazenamento dessas substâncias, e as construtoras, que devem delinear o descarte correto dos materiais usados.

Alguns projetos de sustentabilidade nas empresas

Ao definir qual ou quais projetos serão adotados pela empresa, é preciso ter mente algumas de suas características, para que os projetos sejam implementados com eficácia a fim de reduzir danos ao meio ambiente no longo, médio e curto prazo e beneficiar a empresa em si:

Economia de energia elétrica e água

Implementar ações que colaboram na redução do consumo de água e energia ajuda não apenas a natureza, mas também as finanças da empresa. Trocar lâmpadas antigas por versões econômicas, desligar a chave geral ao sair da empresa e investir em equipamentos que consumam menos eletricidade são ótimas alternativas.

Para economia de água, aplicar sinalização adequada em banheiros, copa e cozinha, utilizar água de reuso ou da chuva para limpeza de áreas comuns e utilizar torneiras com sensor automático para ligar e desligar trazem ótimos resultados;

Gestão no descarte de resíduos

Empresas de qualquer porte podem promover uma melhor separação do lixo para viabilizar o processo de reciclagem, porém, no caso de indústrias e hospitais, que descartam materiais perigosos e, muitas vezes, tóxicos, é preciso planejar com cuidado essa ação.

Os materiais descartados devem ser encaminhados à destinação correta, além disso, é possível realizar ações de logística reversa, ou seja, recolher e destinar corretamente produtos perigosos após serem usados pelos consumidores, como pilhas e lâmpadas fluorescentes;

Logística e armazenamento seguro

Produtos químicos perigosos, combustíveis, tintas, enfim, devem ser armazenadas de acordo com o indicado pelas normas que regem o seguimento, logo, é preciso respeitar as regras de empilhamento, envasamento e peso máximo suportado, por exemplo.

Além disso, durante a movimentação desses materiais e enquanto eles repousam em almoxarifados e depósitos é essencial utilizar as bacias de contenção, que evitam o derramamento de produtos mantendo-os represados em seu interior na ocorrência de vazamentos. Esse procedimento simples e barato evita grandes desastres ambientais.

 

Por que investir em projetos de sustentabilidade nas empresas?

A sustentabilidade é uma bandeira levantada em todo mundo e países ao redor do globo já estão realizando ações (legais e civis) para o uso consciente dos recursos do planeta, por isso, é necessário desde agora preparar-se para essa demanda cada dia mais urgente.

Ademais, aos olhos dos consumidores, uma empresa sustentável é mais bem vista, logo, atrai investidores, clientes, ações e tende a crescer com mais tranquilidade durante e depois da implementação de medidas que visam proteger o meio ambiente.

Por fim, é responsabilidade de todos planejar o futuro e promover ações que preservem o planeta que será deixado para as futuras gerações. Atitudes simples como separar o lixo e utiliza bacias de contenção fazem toda a diferença à empresa, às pessoas e ao planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *