Meio Ambiente

Perigo silencioso! Panos usados e absorventes de produtos químicos

Ao longo da história industrial, grandes acidentes envolvendo derramamento químico ocorreram e deixaram muitas marcas na humanidade. Com isso, houve a necessidade de criar métodos de contenção, como os absorventes de produtos químicos.

Os absorventes de produtos químicos são equipamentos de contenção geralmente fabricados em polipropileno com alto poder de absorção e altamente resistentes a ações biológicas.

bacia de contenção

Por serem mais baratos que outros tipos de produtos de contenção, são um dos meios mais utilizados para esse fim. No entanto, se analisado seu desempenho como um todo, percebe-se que seu uso não é tão vantajoso assim.

A funcionalidade do absorvente de produtos químicos

Em uma análise mais acurada, observa-se que os absorventes de produtos químicos funcionam, na verdade, simplesmente como um produto que evita que substâncias já vazadas se espalhem. Mas não evitam o contato desses químicos com outros elementos presentes no local do acidente.

Além de não realizarem a contenção do vazamento de maneira prática, o descarte dos absorventes de produtos químicos demanda rigorosa cautela e não é um processo fácil e nem barato.

Apesar de serem tecidos, após seu uso, os absorventes de produtos químicos não podem ser lavados e reutilizados, sendo necessário descartá-los. E devido à alta periculosidade das substâncias químicas, é totalmente errado descartar esse tipo de produto no lixo comum.

É importante compreender que a exposição de substância química faz com que ela fique suscetível a condições inapropriadas. Além disso pode alterar suas características físico-químicas, gerando reações químicas como incêndios e explosões.

O descarte correto dos absorventes de produtos químicos utilizados após um derramamento depende da característica da substância contida pelo tecido. 

A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é quem determina exatamente como cada substância deve ser manipulada e descartada. Por isso, é sempre importante consultá-la antes de realizar qualquer procedimento.

Melhores opções de contenção química

Não há como negar que o uso dos absorventes químicos é eficiente. Contudo, suas desvantagens em relação a outros tipos inovadores de contenção também são bem evidentes.

Existem hoje no mercado diversos tipos de equipamentos de contenção química. Podemos citar como por exemplo, os chamados pallets e bacias de contenção.

Diferentemente dos absorventes químicos, os pallets e bacias de contenção evitam que produtos vazados entrem em contato com qualquer outro tipo de matéria. Com isso minimiza-se quase que totalmente a exposição da substância vazada.

O fato desse tipo de equipamento funcionar realmente como um detentor de vazamento, e não somente evitar que determinada substância já vazada se espalhe ainda mais, elimina o risco à vida de funcionários e ao meio ambiente.

Além disso, pensando na esfera econômica, esse tipo de equipamento de contenção é muito mais benéfico. Afinal, com a utilização dos pallets e bacia de contenção, existe a possibilidade de reutilização do produto vazado, o que elimina a necessidade de grandes gastos com o descarte químico.

Dentre todas as vantagens desses dois produtos inovadores, em relação aos absorventes de produtos químicos podemos ressaltar:

  • Praticidade;
  • Alta resistência química e mecânica;
  • Material ecológico;
  • Vida útil longa;
  • Fácil limpeza e manuseio;

 Tratando-se de segurança industrial, é fundamental que a empresa identifique qual é a melhor maneira de contenção, levando-se em conta seu processo e seu compromisso com a sociedade e ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *