Meio Ambiente, Sustentabilidade

Bacia de Contenção para Embalagens IBC: um forte aliado na prevenção de Riscos Químicos

O container IBC (Intermediate Bulk Container) é muito utilizado para o armazenamento e transporte de líquidos, pastosos e produtos químicos. Devido à sua capacidade de 1000 litros, ele pode substituir até cinco tambores metálicos de 200 litros, com a possibilidade de ser reutilizado mais vezes.

Esse container IBC é constituído de bolha de plástico (ou bombona), geralmente na cor branca ou preta, grade de aço e pallet. 

A Bacia de Contenção para IBC é um produto de excelente qualidade que atua com eficiência e segurança na prevenção de vazamento ou derramamento de materiais dos mais variados tipos por intermédio de embalagens do tipo IBC 

Continue a leitura e saiba mais sobre esse grande aliado na prevenção de riscos químicos! 

Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos: 

  • Bacia de Contenção para Embalagens IBC
  • Em quais locais a bacia de contenção para IBC é mais utilizada?

  • Razões para adotar o uso da bacia de contenção para IBC;

  • Onde encontrar uma bacia de contenção?

Tempo de leitura: 9 minutos. 

Bacia de Contenção para Embalagens IBC

As Bacias de Contenção para Embalagens IBC é um produto indicado para conter vazamentos ou derramamentos de materiais dos mais variados tipos, como já mencionamos acima. 

A bacia tem como objetivo impedir que os possíveis vazamentos de líquidos contaminem o ambiente.

É primordial o seu uso para reter produtos químicos e nocivos como líquidos inflamáveis (ou combustíveis), ácidos, corrosivos, entre outros, e representa uma excelente solução para evitar a contaminação do solo

A bacia permite a reutilização de líquidos derramados pelos tanques IBC dando a chance de reuso e auxiliando as empresas a não sofrerem prejuízos devido a gastos extras por conta do desperdício. Até mesmo porque o custo de alguns destes produtos é elevado e muitos deles são altamente perigosos.

A Bacia de Contenção para Embalagens IBC é projetada para manter funcionários e o ambiente de trabalho industrial em perfeito estado de salubridade e segurança em relação a vazamentos ou derramamentos inesperados de tambores e produtos. 

Investir na segurança de seus colaboradores e na proteção ao meio ambiente, mantém a sua empresa adequada às normas vigentes.

Após aplicação da bacia, a embalagem IBC garante a promoção eficaz e ainda auxilia no controle contra danos ambientais na ocorrência de possíveis vazamentos ou derramamentos de produtos que contenham substâncias nocivas.

Apesar do formato leve, o material tem alta resistência química e mecânica, a embalagem IBC e alguns modelos inclusive podem ser locomovidas junto com a bacia de contenção, não propaga o fogo, evita as ocorrências de acidentes de trabalho e a contaminação ambiental.

Para evitar sanções, já que a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a responsabilidade compartilhada, entre o gerador, e ao transportador a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada, a adoção de boas práticas tanto na coleta, como no armazenamento e no transporte é o primeiro passo.

A implementação das bacias de contenção nos locais de armazenamento é fundamental para manter as boas práticas de gestão de resíduos. Neste sentido, a Bacia de Contenção para IBC fabricadas em PEAD é uma das que mais se destacam, já que ela suporta muito bem os fluidos e elementos químicos em sua estrutura. Sua carga estática varia entre os 1300 e 2000 kg e as tonalidades podem variar entre amarelo e preto e laranja e preto.

Para que o processo de retenção de produtos químicos e/ou nocivos ao meio ambiente seja perfeito, o uso da bacia de contenção para IBC é mais do que recomendado. Uma das principais  funções deste produto é fazer com que vazamentos de bombonas não ocorram com frequência. De uso intenso no meio industrial, a bacia de contenção para IBC também visa reaproveitar os líquidos eventualmente derramados ao longo das linhas de produção.

Em quais locais a bacia de contenção para IBC é mais utilizada?

Embora seja um produto versátil e de grande importância em diversas indústrias, a bacia de contenção para IBC é frequentemente aplicada em espaços como:

  • Hospitais;
  • Indústria de bebidas;
  • Indústria de implementos agrícolas;
  • Postos de combustíveis;
  • Indústrias Farmacêuticas;
  • Indústria Química;
  • Indústria Automotiva;
  • Indústrias de Produtos da Linha Ambiental;
  • Indústria e Distribuidores de Alimentos;
  • Indústrias Metalúrgicas;
  • Postos gasolina;
  • Oficinas mecânicas.

Um dos grandes diferenciais e benefícios propostos por este equipamento é representado por sua fácil capacidade de transporte. Em empilhadeiras ou paleteiras dos mais diversos tipos, é comum que a bacia seja deslocada de um setor ao outro com a mais absoluta assertividade e segurança.

Trata-se de um produto de simples e facilitada higienização, dado que também corrobora o uso das bacias em comparação aos métodos antigos de transporte e manuseio de substâncias químicas industriais. 

Razões para adotar o uso da Bacia de Contenção para IBC

Na tentativa de administrar melhor os recursos disponíveis em uma determinada empresa, é importante se atentar para as soluções simples e de fácil aplicação. Por esse motivo, reunimos aqui 4 razões que justificam a adoção da bacia de contenção para IBC na sua empresa como uma alternativa efetiva.

  • Economia – A Bacia de Contenção para IBC foi pensada para represar líquidos que escoam de recipientes similares adotados nos mais diversos contextos. A quantidade de matéria-prima que pode ser reaproveitada com o uso dessa ferramenta é enorme. 
  • Custo-benefício – Ter uma bacia de contenção fabricada a partir do polietileno significa na prática uma opção inteligente. Não se trata de um plástico comum, pelo contrário, a bacia é submetida ao processo de rotomoldagem, que lhe garante resistência, durabilidade e outras características nunca antes esperadas de um objeto de plástico convencional.
  • Versatilidade – O mesmo processo de rotomoldagem garante ainda que a bacia de contenção para IBC seja capaz de suportar a grande maioria dos produtos químicos. Essa versatilidade é evidenciada pelo uso dessa ferramenta nos mais diferentes ramos. 
  • Qualidade – Uma bacia de contenção apresenta ainda, graças ao procedimento citado anteriormente, uma infinidade de características que agregam valor ao produto final, como por exemplo, a grande durabilidade e a facilidade de limpeza, esterilização e higienização de modo geral. Além disso, são materiais atóxicos e anti corrosivos.

Onde encontrar uma bacia de contenção

A Bacia de Contenção para IBC, assim como outros de produtos de prevenção contra vazamento e derramamentos industriais podem ser encontrados na Ambflex. Somos uma empresa que produz, comercializa e realiza toda a implementação com praticidade, agilidade e segurança. 

Com maquinário exclusivo para produção dos sistemas de contenção e a possibilidade de fabricação sob medida, a implementação das bacias pode ser finalizada em um curto espaço de tempo. 

A Ambflex é o lugar certo para você adquirir equipamentos de contenção, basta conversar com nossa equipe de atendimento, definir as medidas e características dos sistemas e ampliar a segurança do seu ambiente de trabalho.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.