Meio Ambiente, Setor Elétrico

Vazamento em geradores de energia – Quais as melhores soluções para prevenção?

Os geradores de energia são dispositivos utilizados com a finalidade de transformar energia mecânica em elétrica e, assim, alimentar máquinas e viabilizar o funcionamento de equipamentos diversos.

Não por acaso, eles podem ser frequentemente encontrados em indústrias, eventos de grande porte, como shows e apresentações, assim como em estabelecimentos que não podem ficar sem eletricidade em hipótese alguma, a exemplo de clínicas e hospitais.

Para tanto, os geradores de energia utilizam combustíveis como o diesel e gasolina para desempenhar suas funções. Porém, não são raros os casos de vazamento e, por isso, é fundamental voltar à atenção a essas ocorrências e tomar providências com o objetivo de evitá-las.

A importância dos dispositivos de contenção para geradores

O vazamento de combustíveis e demais produtos químicos é altamente nocivo ao meio ambiente, uma vez que, ao penetrarem no solo, acabam contaminando lençóis freáticos e desencadeando processos de contaminação.

bacia de contenção

Logo, é imprescindível adotar dispositivos de contenção, pois:

Pode-se constatar, portanto, que o uso de dispositivos voltados à contenção de derramamentos propicia mais segurança, economia e denota maior responsabilidade para com relação às questões ambientais, agregando valor à empresa que os aplica.

Bacia de contenção para geradores, qual a melhor opção?

O dispositivo mais utilizado para conter vazamentos é a bacia de contenção para geradores. Ela pode ser fabricada em aço, concreto armado ou polietileno de alta densidade (PEAD), sendo, essa última, a opção mais indicada e vantajosa, pois:

bacia de contenção

  • A bacia de contenção para geradores fabricada em PEAD é leve, dobrável e, dessa forma, passível de ser transportada com facilidade e economia de um lugar a outro;
  • Por ser altamente resistente, a bacia em PEAD pode ser higienizada e utilizada diversas vezes;
  • O PEAD possui custo de aquisição bem mais acessível quando comparado ao concreto armado e o aço;
  • Fabricada com alta tecnologia, a bacia de contenção para geradores tem dobras firmes que não permitem o vazamento dos produtos represados;
  • O PEAD é não-regente, logo, não reage quimicamente ao entrar em contato com produtos perigosos e poluentes, como os combustíveis;
  • Por fim, a bacia de contenção para geradores em PEAD não dilata, trinca ou fica porosa, como pode ser observado nos demais dispositivos confeccionados em aço ou concreto.

Evitando vazamentos em geradores de energia

Como apontado, os geradores são equipamentos indispensáveis em diversas situações e a muitas empresas. Contudo, é de especial relevância adotar ações com o fim de evitar a ocorrência de vazamentos, e a principal delas é a utilização das bacias de contenção.

Outra medida que não pode ser deixada de lado é a realização de revisões e manutenções preventivas e corretivas. O objetivo é identificar a presença de componentes defeituosos e gastos, trocar peças e manter o equipamento sempre em pleno funcionamento.

Dessa forma, pode-se evitar vazamentos e, caso ocorram, minimizar suas consequências. Afinal, é responsabilidade da empresa que utiliza os geradores manter-se sempre atenta para que estes equipamentos não causem danos nem à natureza nem às pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *