Armazenamento, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

BACIA DE CONTENÇÃO PARA TAMBOR – CONHEÇA SUA VERSATILIDADE

O armazenamento de produtos químicos e de resíduos deve seguir uma série de normas, com o objetivo de impedir que haja contaminação no local em caso de vazamento, o que pode ser facilmente evitado utilizando-se uma bacia de contenção para tambor. 

Como há indústrias que trabalham com amplo catálogo de produtos, ter um dique de contenção para abrigar seus materiais auxilia ainda na separação  por classe ou por área. Sendo assim, entender como funciona a bacia de contenção para tambor e seu uso termina por certificar a proteção no local.

Por que usar a bacia de contenção para tambor industrial?

É importante reforçar que o emprego da bacia de contenção para tambor é obrigatório para armazenar fluidos químicos como óleos, combustíveis e líquidos inflamáveis, o que está disposto, ainda, na NBR 7505-1.

Mesmo que seja um derramamento ou vazamento acidentais, a empresa responsável terá de arcar com processos e multas, sendo passível de ter suas atividades interrompidas. Desse modo, é recomendado o uso da bacia mesmo para materiais não perigosos. 

Além dos processos, os responsáveis podem até responder criminalmente, caso haja impacto negativo na comunidade e no meio ambiente, sujeitos a pagar uma alta indenização ao Poder Público.

Confira as características da bacia de contenção para tambor:

  • É composta por PEAD, material robusto, flexível e de qualidade mecânica inalterável;
  • Não reagente a produtos químicos;
  • Possui ótima capacidade impermeável;
  • Fabricada em material resistente à proliferação de microrganismos patológicos, como fungos e bactérias;
  • Possui dispositivo para drenagem do líquido;

A partir dessas características, a barreira de contenção da bacia consegue armazenar todo o conteúdo para escoá-lo, posteriormente, com segurança. Além disso, pode ser reutilizada inúmeras vezes após higienização, conforme a recomendação do fabricante.

Locais para instalação do dique de contenção

Para resguardar a empresa e manter a segurança de suas atividades, é fundamental saber como manusear a bacia de contenção para tambor já desde sua instalação, até o posterior transporte e armazenamento.

O dique de contenção de PEAD tem a facilidade de ser flexível e leve, sendo instalado já na área de recebimento da carga. Para sua movimentação, é possível colocá-lo sob paletes, facilitando seu transporte.

E onde instalar o dique? Vejamos:

  • Contêineres para carga marítima;
  • Contêineres de caminhões;
  • Transformadores de energia;
  • Depósito de produtos químicos;
  • Área de recarga de baterias;

Na movimentação desses produtos, é importante observar as normas de segurança. Por esse motivo, os funcionários devem receber treinamento prévio para conhecer o material com o qual estão lidando.

O treinamento tem de incluir a compreensão da Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) e dos elementos químicos dos produtos, bem como o uso de EPI’s (Equipamentos de Uso Individual) e qual o comportamento durante a exposição química ou em casos de acidentes.

Todas essas informações ajudam tanto ao funcionário quanto à empresa a prevenirem acidentes e consequências adversas ao lidarem com produtos de alta sensibilidade. Assim, ambos,  empresa e meio ambiente estarão resguardados de acidentes de alto risco.

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *