Armazenamento, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

Bacias de Contenção e seus usos na Indústria

As bacias de contenção são fundamentais em uma indústria. Em diversos segmentos, industriais de todo o mundo adquirem tais ferramentas a fim de evitarem acidentes envolvendo vazamentos e contaminações de produtos químicos perigosos, que tem potencial de ferirem a saúde de pessoas e o bem-estar da mãe natureza.

Diante das preocupações com o meio ambiente serem cada vez mais o foco de industriais e empreendedores e das graves flutuações econômicas pelas quais o Brasil passou nos últimos tempos, é preciso compreender que todo desperdício de recursos e toda ação que danifique os recursos naturais pode não ter volta, causando problemas futuros permanentes.

bacia de contenção

Tendo isso mente, elaboramos um guia de informações para que você possa conhecer os benefícios de uma bacia de contenção em uma indústria e quais as utilidades da mesma dentro de um empreendimento do setor industrial.

O que é bacia de contenção – aprenda como usar bacia de contenção

Antes de mais nada, é importante explicarmos a utilidade de uma bacia de contenção e o porquê de sua criação ter sido tão revolucionária para o meio industrial.

A bacia de contenção nada mais é que uma barreira física que evita derrames e possíveis contaminações do meio ambiente, além de evitar que haja desperdício de produtos derramados, pois uma vez que o produto possa vazar de containers, a bacia de contenção impede que o mesmo precise ser descartado.

Abaixo, elencamos os seus principais usos:

  • Segurança no armazenamento de produtos perigosos: essa pode ser considerada sua característica que mais beneficia o industrial que preza pela segurança. As bacias funcionam como barreiras que impedem não somente a penetração de produtos em solo ou água, mas também evita o contato do produto com a pele de colaboradores da indústria, prezando pelo bem-estar e pela vida.
  • Facilidade e segurança para transporte: as bacias de contenção também auxiliam no transporte de substancias, pois ele impede que os produtos sejam perdidos no meio do caminho e, caso haja vazamento dos tambores de armazenagem, ela irá segurar o produto e impedir seu derramamento e desperdício, como veremos a seguir.
  • Fim dos desperdícios e da perda de dinheiro: quando o assunto é perda de dinheiro, todo e qualquer industrial sabe o quanto é difícil manter um empreendimento funcionando em tempos de crise; quando existem desperdícios, a dificuldade aumenta ainda mais. As bacias de contenção também servem para, caso haja algum vazamento nos tambores abastecidos de produtos, a substancia seja contida e possa ser reutilizada depois.
  • Limpeza: outra utilização da bacia é a inibição e proliferação de fungos e bactérias, especialmente em ambientes úmidos. Isso auxilia na higienização da indústria e em uma melhor qualidade dos produtos que forem vendidos depois.

bacia de contenção

A importância de comprar bacias de contenção de qualidade

Como pudemos ver, as bacias de contenção são extremamente importantes e possuem diversas finalidades em uma indústria, auxiliando o industrial não somente a evitar vazamentos e contaminações, mas também no transporte de tais substancia e na melhora de higienização do local armazenado. Pode-se concluir que bacias de contenção conseguem melhorar todos os campos de uma indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *