Segurança do Trabalho

QUAL A OBRIGATORIEDADE DO USO DE BACIA DE CONTENÇÃO EM MINHA EMPRESA?

O uso de bacia de contenção é essencial para evitar que produtos químicos (perigosos ou não) sejam derramados durante seu armazenamento e transporte, especialmente em depósitos, armazéns, interior de navios, caminhões e outras modalidades de veículos usados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao armazenar e movimentar esses produtos, o uso de recipientes de contenção estacionários, como é o caso das bacias de contenção, é indispensável para prevenir que, se vazarem, os produtos não serão derramados.

Vazamento x Derramamento O uso de bacia de contenção é indicado para prevenir o derramamento de substâncias químicas, caso haja ocorrência de vazamentos. No entanto, muitas pessoas ainda confundem estes dois termos que, apesar de parecidos, não são sinônimos. Vazamento Um produto químico que “escapa” da embalagem ou escorre do tambor em que está armazenado vazou, porém, não necessariamente foi derramado.

Assim, por definição, o vazamento acontece quando os produtos escoam de sua embalagem original, o que pode ser evitado, e é uma situação mais corriqueira do que se imagina; Derramamento Caso o produto vazado entre em contato com o solo, água e até mesmo seja volatizado, diz-se que ocorreu o derramamento, sendo mais prejudicial do que o vazamento. Desse modo, não é o vazamento de produtos que acarreta problemas ao meio ambiente e danos jurídicos à empresa, mas, sim, o derramamento, tendo de ser evitado; Uso de bacia de contenção O uso de bacia de contenção, então, é indicado para que seja possível evitar o derramamento.

Dessa forma, mesmo se vazados, os produtos ficam represados no interior das bacias e não se esvaem, atingindo outros sistemas e indivíduos. Escolha e uso de bacia de contenção A escolha das bacias de contenção precisa ser feita de maneira criteriosa, uma vez que se deve equilibrar custo e benefício na hora de optar por aquelas que realmente poderão evitar problemas e ainda não representarem um grande investimento para a empresa. As bacias de contenção são destaque, nesses casos, por sua alta qualidade, flexibilidade e resistência, sendo usadas e higienizadas quantas vezes for necessário, o que representa grande economia financeira, já que podem ser aplicadas por longo tempo.

Ademais, elas são fabricadas em diferentes tamanhos (pequeno, médio e grande portes e sob medida), usadas em indústrias, portos, veículos rodoviários e pelos setores ferroviário, marítimo e elétrico. Por serem fabricadas em polietileno, as bacias são flexíveis, laváveis e dobráveis, o que garante maior economia nos processos de logística, já que ocupam pouco espaço e, embora leves, são altamente resistentes e com grande capacidade de armazenamento de produtos.

Logo, se o uso de bacia de contenção é altamente recomendado pelos órgãos de controle ambiental e pelo Corpo de Bombeiros, ao optar por modelos de qualidade pode-se usufruir suas vantagens com muito mais economia. Vale lembrar ainda que o derramamento de produtos químicos causa uma série de desgastes à natureza, coloca a vida das pessoas em risco e acarreta uma série de problemas legais à empresa, que deverá arcar com indenizações, multas, sendo, ainda, passível de interdição.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.