Certificações ambientais e seus benefícios Nilson Pickler 19 de agosto de 2022

Certificações ambientais e seus benefícios

A certificação ambiental além de comprovar que uma determinada empresa respeita todas as normas legais relacionadas às questões ambientais nos processos de geração de seus produtos e serviços, incluindo o uso de matéria prima, é a organização de resíduos perigosos que são manuseados ou armazenados pela organização.  

Ao adquirir a certificação, a organização irá atender as especificações previstas na legislação ambiental, e ganhar o reconhecimento da comunidade. Sendo assim, são diversos benefícios, como, por exemplo, a economia de gastos, redução na geração de resíduos e ganhos financeiros. 

Neste artigo, vamos entender melhor sobre como funciona o processo de aquisição da certificação ambiental e quais os seus benefícios! Continue a leitura e saiba mais! 
Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos: 

  • O que é certificação ambiental?
  • Conheça os tipos de certificação ambiental
  • Por que se adequar a padrões ambientais?
  • Quais os benefícios da certificação ambiental?
  • Como a gestão de resíduos impacta na certificação ambiental?

Tempo de Leitura: 11 minutos.

O que é certificação ambiental?

Certificação ambiental é uma importante garantia para o consumidor dos diferenciais da empresa relacionados a questões de caráter ambiental. Isso serve para que as empresas certificadas demonstrem para seus clientes e o mercado a sua preocupação e cuidado pelas medidas de proteção do meio ambiente em seus processos industriais e de logística, além de comprovar que seus produtos são produzidos e armazenados de maneira sustentável e em conformidade com as leis vigentes. 

Certificações ambientais são obtidas por empresas que garantem que as políticas ambientais estejam sendo realmente praticadas dentro e fora do ambiente de trabalho, com ações que demonstram seu comprometimento com práticas sustentáveis e com um sistema de gestão ambiental eficiente.

Para obter essa certificação, a empresa precisa cumprir com todas as leis ambientais e normas vigentes, além de implantar práticas sustentáveis em todos os seus processos industriais, que devem partir desde a aquisição consciente da matéria-prima até a disposição final correta dos resíduos gerados.

Além do mercado atual exigir que as organizações garantam qualidade e transparência em relação aos seus processos de produção e logística, a obtenção de certificações ambientais contribuem para o aumento da confiança dos consumidores que procuram a preservação do meio ambiente e se preocupam com a sustentabilidade.

Leia também: As principais normas de armazenamento de resíduos

Conheça os tipos de certificação ambiental

A seguir confira os tipos de certificação ambiental mais comuns no Brasil:

Rótulo Ecológico da ABNT: Este certificado abrange todo o setor industrial. Tem como prioridade o ciclo de vida do produto, em sua extração, fabricação, distribuição, utilização e descarte.

Selo FSC:  É um certificado que confirma que a madeira bruta, lenha, móveis e papel foram produzidos de maneira sustentável desde sua extração até sua venda.

Selo IBD: Certifica produtos orgânicos e biodinâmicos.

ISO 14001: Norma que certifica o Sistema de Gestão Ambiental.

Produto Orgânico Brasil: Certificação destinada à agricultura e garante que o produto agrícola não sofreu nenhuma intervenção química, como o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.

Procel ou Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica: certificação que garante o uso eficiente de energia, diminuindo os impactos ambientais de sua geração. 

LEED: Certifica as edificações que diminuem os impactos ambientais tanto na fase de construção quanto na de uso.

Como obter a certificação ambiental?

O primeiro passo para obter a certificação ambiental na sua empresa é analisar qual o certificado que se encaixa em seu nicho de negócio.

Depois, é preciso conferir quais as regras e procedimentos exigidos. Neste passo, é necessário obter informações sobre auditorias de certificação, além de adequar seus processos de acordo com os requisitos e normas do certificado.

No terceiro passo é preciso realizar uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final. Na quarta e última etapa, ocorre a auditoria de certificação.

Por que se adequar a padrões ambientais?

Diversas organizações  estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar aos clientes seu engajamento com as questões ambientais , buscando controlar os impactos de suas atividades ao meio ambiente e tendo como base as políticas e normas definidas por organismos de certificação ambiental.

Esse comportamento ocorre devido ao contexto de uma sociedade cada vez mais consciente da importância do desenvolvimento de políticas econômicas e de outras medidas de estímulo à proteção do meio ambiente.

A implementação do ISO 14001 possibilita analisar desperdícios e processos ineficientes, tornando possível a fabricação de produtos com menor quantidade de matérias-primas geradoras de resíduos nocivos.

Quais os benefícios da certificação ambiental?

A certificação ambiental significa para as empresas a ampliação de sua visibilidade aos clientes e acionistas, que valorizam cada vez mais as organizações que se preocupam com as causas ambientais e que enxergam as ameaças que algumas de suas atividades podem representar ao meio ambiente.

Sua implementação é fundamental para empresas que desejam assegurar que as atividades praticadas apresentam comprometimento com um sistema eficiente de gestão ambiental.

Confira os benefícios da certificação ambiental para empresa:

  • Promove maior garantia de qualidade do produto e serviço ofertado;
  • Otimização do processo produtivo da empresa;
  • Representa um diferencial competitivo em relação aos concorrentes não certificados;
  • Facilidade de acesso a algumas linhas de crédito;
  • Contribui para aumentar a visibilidade da empresa;
  • Reduz custos com a aquisição de matéria prima, a partir do uso de recursos naturais e consumo de energia;
  • Diminui os impactos ambientais do processo produtivo;
  • Reduz a geração de resíduos e melhora o reaproveitamento;
  • Reduz o risco de penalidades.

Como a gestão de resíduos impacta na certificação ambiental?

Para dar início ao processo para obter a certificação ambiental a empresa precisa adequar seus processos para alcançar a sustentabilidade. Entre essas práticas estão incluídas o manejo, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, além do reaproveitamento e diminuição da quantidade de resíduos produzidos.

A certificação ambiental confere às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente. Em relação a gestão de resíduos,esse selo visa ampliar a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, além de promover a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, e o estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços.

A gestão de resíduos é uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, enquanto a certificação ambiental comprova que a empresa respeita todas as normas, leis e diretrizes relacionadas às questões ambientais, logo, as duas são complementares.  

Conclusão 

As certificações ambientais representam melhorias significativas para as empresas engajadas com as pautas de preservação do meio ambiente. As normas e ações exigidas contribuem para um planeta melhor, ampliando a discussão e a  preocupação com o desperdício de recursos, a busca constante por fontes alternativas de sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. 

Além de ser um  passo importante para as empresas que procuram o desenvolvimento sustentável, convergindo seus interesses técnicos, econômicos e comerciais à redução dos impactos ambientais causados por suas atividades, seu principal objetivo é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.

Sua empresa está precisando garantir a conformidade de gerenciamento de produtos para certificação? Entre em contato conosco para mais informações!

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *