Emergência química: Como garantir maior segurança? Nilson Pickler 18 de novembro de 2024

Emergência química: Como garantir maior segurança?

Quando falamos de situações de emergência química, a prevenção e a preparação são fatores fundamentais para minimizar os riscos e garantir a segurança de todos os envolvidos. A bacia de contenção, especialmente projetada para armazenar vazamentos de produtos químicos, é um dos principais dispositivos de segurança em ambientes industriais e logísticos. 

Mas, em situações de emergência, como garantir que a bacia de contenção será realmente eficaz? Pensando nisso, preparamos um conteúdo para apresentar os principais procedimentos e cuidados a serem tomados. Confira!

Quais os procedimentos em situações de emergência química com produtos químicos?

Em sua grande maioria situações de emergência química requerem rápidas tomadas de decisões e atuação conjunta de diferentes profissionais. Por isso, são necessários 4 passos fundamentais:

1- Identificação do produto químico 

O primeiro passo em qualquer emergência é identificar rapidamente o produto químico envolvido. Esse rápido conhecimento permite que a equipe de resposta saiba quais os riscos estão sendo enfrentados, seja por inalação, contato direto ou risco de explosão. 

Para isso, é fundamental que a equipe de emergência tenha fácil acesso às fichas de segurança (FDS), que possuem informações críticas sobre manuseio e primeiros socorros.

2- Isolamento da área 

Após a identificação, isolar a área afetada é o segundo passo mais importante. Desse modo, todas as pessoas que não estejam diretamente envolvidas na contenção ou resposta ao incidente devem ser retiradas da área para evitar contaminação e exposição desnecessária. 

Vale destacar que para rotina de trabalho de todos os envolvidos, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados é obrigatório.

3- Utilização da bacia de contenção 

Se o produto químico vazado estiver dentro de um local protegido por uma bacia de contenção, é importante verificar se a bacia está intacta e sem sobrecargas. Bacias de contenção de alta qualidade, como as de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), são resistentes a produtos químicos e apresentam baixa permeabilidade, o que garante que o material vazado não atinja o meio ambiente. 

Se a bacia já estiver comprometida, outras medidas, como barreiras secundárias ou absorventes químicos, devem ser empregadas rapidamente.

4- Comunicação imediata 

Por fim, notificar imediatamente as autoridades locais e as equipes de resposta a emergências é vital. Dependendo do tipo de produto, podem ser necessárias evacuações ou procedimentos mais específicos para mitigar os riscos. A comunicação eficiente pode salvar vidas e evitar danos ambientais.

Quais são os riscos em emergências químicas?

Emergências químicas podem gerar uma série de riscos, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente e os ativos da empresa. Os principais riscos à saúde humana são que a exposição pode causar desde irritações leves até queimaduras severas, intoxicações e, em casos graves, risco de morte por asfixia ou inalação de substâncias tóxicas.

Além disso, muitos produtos químicos são inflamáveis ou reativos. Portanto, um vazamento sem controle pode se transformar em um incêndio de grandes proporções, colocando em risco tanto as instalações quanto as pessoas no entorno.

Vale ressaltar que produtos químicos podem contaminar o solo, rios e lençóis freáticos. Além dos danos diretos ao meio ambiente, a contaminação pode gerar multas significativas e prejudicar a reputação da empresa.

Como garantir a eficácia da bacia de contenção e evitar emergência química?

Primeiramente, a eficácia de uma bacia de contenção em situações de emergência depende de alguns fatores fundamentais, entre eles a manutenção preventiva. Ou seja, são necessárias inspeções regulares para verificar se há rachaduras, desgastes ou outros sinais de deterioração na bacia.

Além disso, a bacia deve ser dimensionada para conter pelo menos 110% do volume do maior tanque armazenado, garantindo que eventuais vazamentos não ultrapassem a capacidade de contenção. Assim, bacias de contenção em PEAD são uma excelente escolha por sua resistência química e mecânica, além de serem leves e fáceis de instalar.

Reduza os riscos de emergência química com as bacias de contenção da Ambflex

Como você pôde perceber, estar preparado para emergências químicas é vital para garantir a segurança dos trabalhadores, do meio ambiente e dos ativos da empresa. Para isso, seguir os procedimentos corretos e investir em equipamentos de alta qualidade são as chaves para uma resposta eficaz e segura.

A Ambflex é pioneira no Brasil no ramo de bacias de contenção em PEAD para os mais diversos tipos de mercado, focando no armazenamento seguro de produtos químicos.

Para tornar esse trabalho mais seguro, a Ambflex desenvolveu as bacias de contenção com a melhor tecnologia do mercado, veja nossos benefícios: 

  • Exclusiva no mercado nacional;
  • Resistência UV;
  • Resistência química; 
  • Resistência mecânica;
  • Baixo custo;
  • Produto ecológico;
  • Rápida instalação;
  • Leve e flexível.

Incrível não é mesmo? Entre em contato conosco pelo link abaixo e conheça mais sobre a nossa solução! Por fim, confira novos conteúdos no Blog da Ambflex.

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *