Pensar na sustentabilidade tornou-se um dever de todos, inclusive das empresas e indústrias, tendo em vista o impacto que elas têm na sociedade. Dessa maneira, nunca se discutiu tanto as questões que envolvem a gestão ambiental de um negócio como atualmente.
Assim, com o objetivo de fazer com que essas discussões passem do campo teórico para a prática efetiva, a gestão ambiental nada mais é do que um conjunto de ações adotadas para amenizar, reduzir e controlar o impacto ambiental dos negócios – seja ele qual for.
Os 5 princípios da gestão ambiental
São 5 os princípios que regem o sistema de gestão ambiental, também conhecido como SGA, e todos eles devem trabalhar em conjunto com as recomendações da ISO 14001. Conheça melhor cada um deles:
- A política ambiental
É necessário definir uma política ambiental com objetivos precisos e as ações que necessitam ser colocadas em prática para atingi-los, além dos respectivos responsáveis por cada uma delas – e tudo isso deve ficar disponível para o público;
- O planejamento
Também conhecido como plano de ação, o planejamento funciona como um guia de tudo o que precisará ser feito para que os objetivos sejam alcançados. Aqui, leva-se em conta todas as atividades que fazem parte do processo produtivo da empresa;
- As aplicações e as atividades
Item fundamental da gestão ambiental, ele versa de maneira detalhada sobre como as atividades propostas no planejamento devem ser colocadas em prática. Nas aplicações também se define as responsabilidades de cada membro da equipe.
Já nas atividades, são feitos treinamentos com os colaboradores, além de se estabelecer quais as regras e ferramentas para o monitoramento;
- A verificação
A verificação é aquela responsável por constatar se o que está acontecendo está dentro daquilo que foi previsto ou se é necessário modificar alguma ação. Esse princípio é importante no que se refere às avaliações qualitativas e quantitativas, funcionando como uma espécie de termômetro;
- A revisão de gestão
Ao final, é importante realizar a revisão de tudo o que foi feito, já que isso funciona como uma espécie de avaliação que vai validar ou não o desempenho da equipe.
Esse item é importantíssimo, já que ele é capaz de redirecionar as ações, implementar outras soluções e analisar aquilo que foi realmente efetivo.
A relação com o ISO 14001
A relação da gestão ambiental com o ISO 14001 acontece por meio da própria norma, ou seja, ela funciona como um tipo de guia, uma diretriz fundamental que pode ser aplicada em empresas dos mais variados segmentos do mercado.
Nesse sentido, o ISO 14001 visa algumas ações concretas, tais como: a redução da poluição, a redução dos custos e a melhora da competitividade, por exemplo.
Além disso, existem outras normas que complementam a 14001, que são a 14020 (selos ambientais), a 14063 (comunicação ambiental), a 14031 (desempenho ambiental) e outras.
Assim, a certificação em ISO 14001, atualizada em 2018 e reconhecida internacionalmente, é capaz de demonstrar que a empresa está preocupada não apenas com o seu lucro, mas com a maneira que está organizada e, principalmente, com a gestão dos impactos ambientais.