O QUE PODE CUSTAR PARA SUA EMPRESA NÃO TER PRÁTICAS ESG? Nilson Pickler 9 de maio de 2023

O QUE PODE CUSTAR PARA SUA EMPRESA NÃO TER PRÁTICAS ESG?

 

 

 

 

As práticas ESG têm estado cada vez mais presentes em pautas que envolvem os segmentos ambiental e industrial pois tratam da combinação da governança sustentável, com a gestão econômica e engajamento social das empresas de todos os setores.

Com isso, as empresas passam a ter a habilidade de desenvolver seus negócios onde equilibrando a administração da empresa, bem como sua atuação é voltada para a redução do impacto ambiental e aumento do impacto positivo na sociedade.

Isso atrai os investidores que querem alocar seu capital em empresas promissoras e, um dos principais pontos de partida da atualidade é a implantação das práticas ESG.

ABNT lança um manual de práticas ESG

“A Prática Recomendada 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) — Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações” é o título do manual que a ABNT lançou em 14 de dezembro de 2022 para fomentar e orientar a implementação das práticas ESG.

O material se destaca, pois apresenta indicadores que demonstram em qual nível de maturidade a empresa está para lidar com cada uma das práticas ESG. Desta forma, facilita a elaboração de um plano de gestão assertivo para sanar as deficiências e implantar a adequação para uma boa prática, seja ambiental, social ou de governança.

Este último ponto é muito importante, pois ajuda a dirimir atrasos no avanço ambiental. Um grande exemplo é a venda de veículos híbridos ou 100% elétricos em países nos quais a matriz energética causa impacto ambiental. 

Que impactos na sociedade a empresa causa quando estimula a compra de veículos elétricos, muitas vezes, pautado em um discurso de que estimula a redução na poluição do ar e exploração de petróleo, sabendo que aumentará a demanda por energia, aumentando o impacto ambiental por outro lado?

Ou seja, as práticas ESG ultrapassam a questão do marketing e aprofundam o debate sobre tomadas de decisão e geração de valor material, patrimonial, ambiental e social, como explica Mario Willian Esper, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quem ignorar as práticas ESG vai ficar para trás!

As práticas ESG não são só sobre cumprir responsabilidades, mas como executá-las dentro do plano de negócios, de forma a garantir que a empresa está empenhando todo seu potencial para geração de lucro, criação de empregos de qualidade e promovendo a continuidade das espécies para um mundo mais próspero.

Quem pensa diferente ou não está pronto para lidar com a realidade atual que as práticas ESG proporcionam, certamente não estará no futuro. A longevidade de uma empresa está diretamente relacionada à sua capacidade de se adequar, desta vez, a uma existência pautada no equilíbrio.

Os benefícios das práticas ESG, portanto, estão diretamente relacionados a:

  • Crescimento econômico;
  • Parametrização com a legislação ambiental vigente;
  • Competitividade;
  • Procura de investidores.

Este último tópico ocorre, pois quando uma empresa se esforça para as boas práticas ela quer estabelecer parcerias com empresas que também possuem selo ESG.

Se este assunto te interessa, assim como outros temas ligados ao meio ambiente, acompanhe nosso blog e siga a Ambflex nas mídias sociais para receber nossos conteúdos e se manter atualizado.

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *