VOLUME DAS BACIAS DE CONTENÇÃO – SAIBA QUAIS AS NORMAS PARA CALCULAR Nilson Pickler 30 de julho de 2018

VOLUME DAS BACIAS DE CONTENÇÃO – SAIBA QUAIS AS NORMAS PARA CALCULAR

Tanto o volume das bacias de contenção, quanto os próprios equipamentos, são estruturados e pensados para conter vazamentos de líquidos químicos perigosos, ou seja, são essenciais para empresas que atuam no armazenamento desses produtos.

As legislações em torno do transporte, armazenamento e utilização desses químicos são muito rigorosas, uma vez que o manuseio de líquidos químicos apresenta diversos riscos, para a o patrimônio físico, para a saúde dos funcionários e para o meio ambiente.

Tendo em vista o rigor das leis envolvidas nesse trabalho, traremos nesse artigo, de forma simples, como definir o volume das bacias de contenção, segundo as legislações atuais.

Como calcular a capacidade máxima de armazenamento de bacias de contenção.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é responsável por regulamentar e padronizar diferentes áreas e é ela que definiu os padrões para as Bacias de Contenção.

Vamos conhecer as normas para definir as dimensões das bacias de contenção, segundo a ABNT:

  • Quando são tanques horizontais – Os volumes de todos os tanques devem ser somados, e a bacia de contenção deve ter capacidade para a soma dos dois volumes mais 10%.
  • Bacia com um tanque horizontal – A bacia deve conter o volume do tanque mais 10%.
  • Bacia com um tanque vertical – A capacidade da bacia deve ser a soma do volume do tanque com o volume deslocado pela base do tanque, mais 10%.
  • Bacia com mais de um tanque vertical – Deve conter o equivalente a soma da capacidade volumétrica do maior tanque com o volume de deslocamento dos outros tanques, mais os volumes de deslocamento das bases de todos os tanques, mais 10% do valor total.

A soma de 10% nos resultados de todas é indicada para é feita para conter os movimentos do liquido que podem ser causados por ventos ou vibrações no terreno.

Escolhendo a bacia de contenção

Agora que você já sabe as normas para definir o volume das bacias de contenção, você deve encontrar um fornecedor que garanta a confiabilidade do equipamento que você adquirir.

Não adianta comprar uma caixa com o volume correto, mas de um material de baixa qualidade, que pode não suportar o a pressão do liquido e acabar por vazar.

A grande diversidade de volumes de tanque faz com que seja necessária uma maior liberdade na escolha da capacidade de contenção da bacia, infelizmente, grande parte das bacias disponíveis no mercado tem seus volumes padronizados.

Essa padronização pode fazer com que você tenha que escolher entre um volume maior ou menor que o necessário. No caso do menor, o risco de acidentes e vazamentos aumentará, já no maior, você gastará mais dinheiro, sem nenhuma vantagem significativa.

Nesse âmbito a Ambflex Sistemas de Contenção Ambiental se destaca, já que cada projeto é personalizado com as características específicas de cada projeto, fazendo com que seu investimento em segurança traga o maior custo-benefício possível para o seu negócio, para os seus colaboradores e, mais importante, para o meio-ambiente.

6 Comentários
  • Responder
    9 de outubro de 2021, 20:54

    Olá

    Poderia informar os números das NBRs?

    Obrigado

  • Responder
    8 de novembro de 2021, 11:41

    Olá, bom dia.
    Gostaria de um orçamento para revestimento ou solução de melhoria para as bacias de contenção existentes na unidade de Matão da Citrosuco. São bacias para produtos químicos, como hidróxido de sódio, ácido peracético e ácido fosfórico.
    Como podemos proceder?
    Obrigado.

  • Responder
    16 de fevereiro de 2022, 17:24

    Qual a abnt de referência que cita a metodologia do cálculo?

  • Responder
    2 de maio de 2022, 18:39

    Eu estou algum tempo consultando sobre dique de contenção, e no site de vocês esta bem claro o que devo considerar nas capacidades.

    No entanto, menciona apenas que segue normas da ABNT, porém não especifica qual.

    A unica que conheço é a NBR 5410, onde é tratado produtos inflamáveis. Na falta de ter outra, sempre uso ela, mas, posso me respaldar nela para quaiquer químico, desde que todos dentro da mesma contenção não gerem reações químicas se misturados?

    Obrigado

  • Responder
    1 de junho de 2022, 15:49

    Boa tarde,

    Gostaria de ter informações sobre a execução de bacia de contenção/ retenção de óleo de Gerador de energia.

    Quais as dimensões eu preciso para atender ao AVCB, depende do volume de óleo necessário para o Gerador? Precisa de brita dentro da caixa?

    O Gerador é fixo sobre laje de Concreto e precisarei elevar o nível da laje

    Att,

    Eliseu

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *