Meio Ambiente

Características de uma empresa amiga do meio ambiente

Neste contexto mundial, é importante pensar em ações socioambientais, principalmente a indústria, devendo ser vista como empresa amiga do meio ambiente.

A geração de resíduos é um dos principais pontos que merecem atenção devido ao  impacto negativo que causam na sociedade como um todo.

Para ajudar empresários de diversos setores, preparamos dicas que tornam uma empresa amiga do meio ambiente. Assim, é possível destacar sua marca no mercado, atrair o público-alvo e ter produtos competitivos, causando o mínimo de impacto possível na natureza.

Como tornar sua marca uma empresa amiga do meio ambiente

Ações que visam preservar o ambiente já viraram, inclusive, requisito imprescindível para se contratar uma empresa. Sendo assim, elaborar práticas de preservação é colocar seu negócio na frente, no caso de licitações, cotações ou mesmo para o público consumidor.

Preservação ambiental e sustentabilidade

A seguir, listamos as quatro principais medidas:

1 – Produtividade assertiva

Esta etapa é almejada por muitos empresários. Entretanto, ainda persiste a dúvida de como conseguir uma gestão que diminua desperdícios.

É fundamental avaliar a planta e as máquinas, fazendo as manutenções preventivas e corretivas. Acompanhar a inovação tecnológica otimiza tempo de produção e esforços mecânicos. Assim, avalie a possibilidade de atualizar o maquinário por versões mais recentes.

O reaproveitamento e tratamento da água usada internamente ou captada da chuva também colaboram para minimizar o valor da conta de água, além de impedir que o efluente seja despejado no meio ambiente sem passar por um tratamento prévio adequado.

2 – Destino adequado de resíduos sólidos

O despejo de resíduos sólidos na natureza causa impactos negativos, pois o destino inadequado é capaz de liberar substâncias tóxicas que penetram o solo e prejudicam a saúde humana e animal, aumentando o risco de intoxicação e proliferação de doenças.

A melhor maneira de evitar esse desperdício é investir em serviços de coleta seletiva que retiram os resíduos gerados pela empresa e os encaminham para unidades de tratamento e destinação correta do lixo que não pode ser reciclado ou compostado.

3 – Armazenamento eficiente

Nas indústrias que lidam com substâncias de alta periculosidade como as farmacêuticas, químicas e petrolíferas, por exemplo, é imprescindível investir em equipamentos de contenção resistentes e que impeçam derramamentos ou vazamentos.

Além do armazenamento, outras medidas que ajudam a evitar acidentes são:

  • Identificar e classificar corretamente os produtos químicos de acordo com seu nível de perigo;
  • Fornecer os EPI’s corretos para que os funcionários tenham segurança ao lidarem diariamente com as substâncias químicas;
  • Avaliar regularmente a necessidade de reparos nas instalações elétricas e hidráulicas por meio de manutenção preventiva;

Medidas como essas visam não somente manterá manutenção de um estoque adequado para os materiais, mas também propiciar um ambiente de trabalho tranquilo e seguro para todos.

4 – Posicionamento socioambiental da empresa

Há de se acrescentar às etapas acimas, a promoção de ações educativas de caráter socioambiental para funcionários e para a comunidade, levando-se em conta que é importante que todos tenham consciência do impacto que atitudes individuais possam causar na natureza.

Promover palestras e debates, trocar materiais descartáveis para outros de uso individual (como copos ou garrafas) e implementar medidas dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) colocam a empresa em evidência como interessada na discussão ambiental.

Benefícios das empresas ambientalmente responsáveis

Os consumidores estão cada vez mais engajados nas questões socioambientais. Dessa forma, uma empresa amiga do meio ambiente, igualmente comprometida, leva vantagem sobre outras que não começaram a repensar seus métodos produtivos.

Uma empresa que não visa apenas o lucro, mas realiza ações a favor do meio ambiente, também se beneficia com um planeta saudável no qual sua marca estará em evidência por longo prazo no mercado, até mesmo por causa de sua produção contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *