Segurança do Trabalho

Como impedir vazamentos no momento do abastecimento de máquinas e equipamentos?

Equipamentos industriais pedem cuidado no manuseio. Principalmente aqueles que precisam ser abastecido com substâncias como envasadoras.

Por isso, é importante que as empresas façam seus colabores usarem com equipamentos de segurança que são importantes em casos de problemas nos equipamentos industriais.

Para evitar que aconteçam vazamentos é sempre importante fazer uma verificação do equipamento. A melhor forma evitar esse problema é fazer uma manutenção baseada nas condições do maquinário.

bacia de contenção

Gasolina e óleo diesel podem ser fontes representativas de contaminação do meio ambiente. Nos dias de hoje, há uma conscientização maior sobre esse assunto, principalmente porque está relacionado diretamente com a saúde das pessoas.

Postos de gasolina, por exemplo, têm um grande poder poluidor do lençol freático.

Se acontece essa contaminação, ela pode atingir milhares de pessoas. Por isso, é importante sempre cuidar da manutenção dos equipamentos para antecipar e mesmo evitar eventuais problemas.

É comum ouvir que equipamentos industriais apresentem vazamento. Antes de iniciar o abastecimento, é preciso garantir que o solo não será contaminado em caso de vazamento.

Por isso, é importante que além de manter todas as manutenções das maquinas e equipamentos em dia, sempre também contar com dispositivos de contenção, como por exemplo: bacias ou diques de contenção, para que, caso haja algum tipo de vazamento, ele seja contido e evite uma possível contaminação do solo.

A manutenção preventiva pode evitar gastos maiores com procedimentos da manutenção corretiva. Por exemplo, um equipamento que vai ser abastecido com óleo precisa ser verificado constantemente já que um vazamento de óleo pode trazer inúmeros problemas.

Vazamento de combustível

Quando pensamos em vazamentos, muitas vezes pensamos nos tanques de postos de gasolina, por exemplo.

Nesses casos, para que não ocorram vazamentos durante o abastecimento de óleo e gasolina, é preciso que o tanque do equipamento esteja reto.

Quando há vazamento há uma preocupação com a segurança ambiental. Além da possibilidade de acidentes e mesmo pagamento de multas por parte da empresa, quando acontece contaminação.

Por isso, também é importante saber o que fazer quando acontece um vazamento.  Veja algumas dicas do que fazer:

  • Orientar funcionários. Todos os colaboradores devem ser treinados sobre o que fazer. Importante lembrar que combustíveis podem provocar explosões.
  • Reciclar e descartar os resíduos. Óleos e graxas são produtos perigosos e o descarte desse material feito de maneira incorreta é crime ambiental.
  • Trocar equipamentos velhos. A vida útil de um tanque de armazenamento pode ser de 25 anos. Já pensou se apresenta problemas? Que estrago pode fazer!
  • Controlar os equipamentos. Devem ser analisados antes de serem colocados em uso e depois devem ser verificados constantemente.

Evitar vazamentos

É importante fazer a gestão ambiental justamente para controlar e evitar problemas ambientais. Estar com os equipamentos em dia é fundamental e faz parte da prevenção e cuidado com o ambiente. O trabalho de gestão envolve:

  • Estar adequado à legislação ambiental;
  • Controlar vazamentos e infiltrações;
  • Fazer descarte correto das embalagens e resíduos;
  • Ter um plano de contingências.

Outro assunto importante é a questão dos resíduos tóxicos. Os óleos, por exemplo, são uma ameaça ao meio ambiente. As embalagens que armazenam esse produto devem ser descartadas corretamente porque apresentam alta toxidade e é crime ambiental o descarte feito de maneira errada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *