Setor Elétrico, Sustentabilidade

Como instalar geradores com segurança?

COMO INSTALAR GERADORES COM SEGURANÇA

Como instalar geradores com segurança?

Geradores de energia podem ser extremamente úteis para qualquer ramo empresarial, principalmente as empresas que possuem sistemas críticos e de emergência, que não podem parar por falta de energia.

A instalação dos geradores precisa ser feita por um profissional qualificado, para evitar acidentes que possam colocar a vida de pessoas em risco, bem como para ter um melhor rendimento do gerador.

Por isso, elaboramos um guia útil e simples para que as pessoas descubram as maneiras mais seguras de instalar um gerador a diesel, prevenindo possíveis acidentes e usufruindo de tudo que esse equipamento pode oferecer.

Medidas de segurança e Instalação – Como instalar o gerador a diesel de maneira segura

É importante salientar que antes mesmo de começar a instalar seu gerador, é necessário observar alguns fatores que possam comprometer a estrutura de instalação e, por consequência, o equipamento e seu futuro funcionamento.

A seguir, estão algumas dicas valiosas para obter sucesso no processo de instalação do seu gerador:

  • Local de instalação: alguns elementos precisam ser analisados quando se instala um gerador a diesel. Entre eles, destaca-se a localização. Considere o espaço reservado para o equipamento, bem como o estado físico do mesmo, o sistema de ventilação, a acessibilidade, a facilidade de manutenção e o controle de emissão.
  • Isolamento acústico: para gerar energia, um gerador movido a diesel costuma fazer um barulho considerável. É aconselhável que se considere a construção de isolamento acústico no ambiente no qual o equipamento for instalado, para que ele não atrapalhe as demais funções da empresa quando estiver ligado.
  • Armazenamento de combustível: o diesel é um combustível perigoso e seu armazenamento pode ser feito somente por empresas que possuem uma licença específica.
  • Ventilação para o gerador: na hora de instalar o gerador, é preciso calcular se o mesmo poderá receber ar fresco e limpo para balancear o ar quente do gerador. É recomendável um projeto de ventilação para o espaço no qual permanecerá o gerador, levando em conta o radiador, ventilador e tubos de escape do gerador.
  • Bacia de contenção: essa ferramenta é de extrema importância para conter vazamentos de resíduos dentro da sua empresa ou armazém, prevenindo acidentes e deterioração do próprio gerador.

Instalação e Manutenção dos geradores

Existem alguns elementos essenciais para manter seu gerador seguro e conseguir aproveitar todo o seu potencial. Sempre fique atento a ruídos anormais, vibração excessiva ou barulho muito alto advindo do gerador. Caso perceba algo fora do comum, entre em contato com a empresa responsável pela produção e/ou instalação do gerador.

Outra dica importante é sempre verificar os níveis de óleo do motor. Se ele estiver abaixo do ideal, o equipamento pode não funcionar corretamente ou mesmo queimar mais combustível do que o ideal. Sempre faça a manutenção do seu gerador, garantindo-lhe uma vida útil longa e produtiva.

Todas as pessoas que tiverem contato com o gerador devem ter extremo cuidado, uma vez que ele é perigoso tanto pelo manuseio de combustível para sua alimentação, quanto pela energia elétrica que ele produz, ambas as situações sujeitas a grandes riscos para a saúde dos profissionais envolvidos na sua manutenção.]

Gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos como este? Siga-nos pela nossa fan page oficial e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *