Segurança do Trabalho

Como melhorar a segurança no trabalho da sua empresa?

Como melhorar a segurança no trabalho da sua empresa?

Nada é mais importante numa empresa do que o capital humano e o meio ambiente que a cerca. Daí a importância de assegurar a proteção dos trabalhadores que manuseiam produtos químicos. Algumas atitudes são essenciais para melhorar a segurança no trabalho, evitando transtornos no ambiente e preservando a integridade do trabalhador no cotidiano.

Medidas como o fornecimento de conhecimento adequado e EPIs são primordiais para aprimorar a segurança no ambiente de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR 6, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são direito do trabalhador, fundamentais para a sua segurança e saúde.

Os EPIs são todos os equipamentos ou dispositivos, de uso pessoal do trabalhador destinados à prevenção de riscos a integridade física durante o trabalho. No caso de empresas que armazenam, transportam e/ou manuseiam produtos químicos, são itens indispensáveis para a segurança do trabalho no dia a dia.

Principais equipamentos de segurança para manuseio de produtos químicos

Diversas substâncias químicas são prejudiciais à saúde, causando desde ferimentos leves até doenças graves provocadas pelo contato durante longo prazo. Alguns EPIs são necessários para a prevenção de danos e devem ser oferecidos pelo empregador, observando-se as adequações específicas de acordo com o trabalho a ser desenvolvido. Alguns itens básicos para o manuseio de químicos são:

  • Respirador fácil com ou sem manutenção: protege os funcionários do risco de intoxicação por inalação de químicos.
  • Luvas: protegem as mãos do contato direto com materiais corrosivos ou tóxicos.
  • Óculos: fundamental para proteger os olhos de produtos químicos em suspensão ou até de respingos.
  • Capuz e protetor facial: bloqueiam o contato de químicos com a cabeça e o rosto.
  • Creme protetor: deve ser aplicado nas partes mais expostas do corpo, como rosto, pescoço e mãos, para proteger contra queimaduras provocadas por produtos químicos.
  • Avental: protege o corpo contra produtos corrosivos.
  • Calças e botas: devem ser confeccionadas com material apropriado e resistente a substâncias químicas, para proteger os membros inferiores do contato com produtos perigosos.

Todos estes equipamentos devem ser fornecidos pelo empregador e preservados pelo funcionário, que estará obrigado a usá-los sempre que estiver dentro da empresa. Toda esta proteção melhora a segurança do trabalho de forma geral, evitando acidentes e transtornos à saúde.

A importância do profissional da segurança do trabalho

Outra medida que fará toda a diferença no aprimoramento da segurança do trabalho é promover o conhecimento acerca deste assunto. O ideal é que a empresa tenha um profissional dedicado especialmente a esta área, que cuidará para que todas as normas de prevenção sejam observadas tanto por parte do empregador, quanto do trabalhador.

Caso o caráter organizacional da empresa não comporte um profissional exclusivo para isso, vale oferecer aos envolvidos no manuseio de químicos cursos de segurança do trabalho, que darão noções básicas de como proceder para garantir os cuidados no ambiente. Diversas são as instituições que dispõem desses cursos, em diferentes níveis de especialização.

Mais importante que toda as medidas preventivas, é conscientizar e engajar a todos sobre a importância de um ambiente seguro para desenvolver as atividades no cotidiano da empresa.

Gostou do texto? Então curta a nossa página no Facebook e se mantenha bem informado sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *