Segurança do Trabalho

Conheça as 9 classes de produtos químicos perigosos

Conhecer as classes de produtos químicos é essencial para que eles possam ser manejados corretamente em todas as etapas de produção que envolvem seu uso, tais como envase, sinalização, armazenamento, transporte, aplicação em processos e descarte.

É importante pontuar também que empresas e indústrias que utilizam produtos químicos perigosos devem investir para assegurar que funcionários, instalações prediais e o meio ambiente como um todo não sofram danos em virtude de sua presença e uso.

Preservação ambiental e sustentabilidade

O conhecimento sobre as classes de produtos químicos colabora fundamentalmente nesse aspecto, pois ao saber com qual deles se esta lidando, pode-se determinar com segurança o melhor tipo de embalagem a ser usada, mensurar e prevenir riscos e rotulá-los corretamente.

As 9 classes de produtos químicos

Os produtos químicos perigosos são divididos em 9 classes. Algumas delas são ainda dividas em subclasses para uma definição mais clara e pormenorizada dos riscos que envolvem a aplicação desses agentes. Conheça cada uma delas:

  1. Explosivos

Os explosivos pertencem à classe 1 e são subdivididos em 6 subclasses. Desse grupo fazem parte ciclotrimetilenotrinitramina e o trinitrotolueno, por exemplo.

1.1 Artigos e substâncias com risco de explosão em massa.

1.2 Não há risco de explosão em massa, mas há risco de projeção.

1.3 Risco de fogo e pequeno risco de projeção ou explosão, há risco de explosão em massa.

1.4 Não apresentam risco explosivo significativo.

1.5 Produtos e substâncias muito insensíveis, há risco de explosão em massa.

1.6 Produtos e substâncias muito insensíveis, não há risco de explosão em massa;

  1. Gases

Os gases pertencem a classe 2 e são subdivididos em 3 subclasses. Desse grupo fazem parte o peróxido de hidrogênio, por exemplo.

2.1 Gases inflamáveis que a 20 graus Celsius e sob condições normais de pressão podem entrar em combustão quando em mistura de 13% ou menos com o ar (medidas em volume);

2.2 Gases não inflamáveis e não tóxicos, mas que são oxidantes, asfixiantes e não se encaixem em outras classes;

2.3 Gases tóxicos e reconhecidamente corrosivos que colocam em risco a saúde humana;

  1. Líquidos inflamáveis

Misturas, líquidos ou ainda líquidos que contenham sólidos em suspensão ou solução. Essa classe engloba os líquidos que produzem vapor inflamável sob temperaturas de até 60,5 graus Celsius (em vaso fechado) ou 65,5% (em ensaio aberto);

  1. Sólidos inflamáveis

Os sólidos inflamáveis pertencem a classe 4 e são subdivididos em 3 subclasses. Desse grupo fazem parte o enxofre e o ácido pícrico, por exemplo.

4.1 Substâncias explosivas e autorreagentes que podem causar fogo ou contribuir para causa-lo. Elas ainda podem sofrer reações exotérmicas e explodir se não bem diluídas.

4.2 Podem entrar em combustão espontânea, mesmo em condições normais de transporte ao serem aquecidas quando em contato com o ar.

4.3 Em contato com a água, os sólidos emitem gases inflamáveis.

  1. Oxidantes e peróxidos orgânicos

Oxidantes e peróxidos orgânicos pertencem a classe 5 e são subdivididos em 2 subclasses. Desse grupo faz parte o peróxido de hidrogênio, por exemplo.

5.1 Oxidantes, ou seja, podem ao liberar oxigênio fazer com que outros materiais entrem em combustão;

5.2 Peróxidos orgânicos são altamente oxidantes, instáveis termicamente e podem autoacelerar o processo de decomposição exotérmica.

  1. Tóxicos e infectantes

As substâncias tóxicas e infectantes pertencem a classe 6 e são subdividas em 2 subclasses. Desse grupo fazem parte o arsênio e o mercúrio composto, por exemplo.

6.1 Tóxicas são as substâncias capazes de causar danos e até mesmo a morte quando ingeridas, em contato com a pele ou inaladas.

6.2 Infectantes são substâncias que contêm patógenos causadores de doenças a animais e pessoas.

  1. Material radioativo

As substâncias radioativas pertencem a classe 7. Elas são definidas pelo fato de conterem radionuclídeos que excedam os valores especificados. Não há subclasses.

  1. Material corrosivo

Os materiais corrosivos pertencem a classe 8. Quando em contato com tecidos vivos ou mesmo em caso de vazamentos, eles causam danos severos, destroem veículos e cargas e são prejudiciais à saúde de pessoas, animais e plantas.

  1. Artigos perigosos e substâncias diversas

Os artigos perigosos e substâncias diversas que apresentam riscos durante o transporte e não são abrangidos pelas demais classes, pertencem a classe9.

Cuidados de transporte e armazenamento

Para evitar riscos durante a movimentação e armazenamento dos produtos químicos é de suma importância investir em rótulos adequados e bacias de contenção, pois mesmo que vazem de seus invólucros, os produtos ficarão contidos e não serão derramados, tendo em vista os riscos que podem oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *