Setor Marítimo

Conheça o contêiner marítimo e seus benefícios

Quando você efetua uma compra online em um site fora do Brasil, o produto demora algum tempo para chegar, pois precisa percorrer uma longa distância, geralmente dentro de um contêiner marítimo, até alcançar o solo brasileiro.

Mesmo com diversas mudanças na sociedade, esse meio de transporte ainda é muito utilizado, uma vez que possui a capacidade de suportar grandes cargas com diversas toneladas.

Entretanto, você sabe o que é e quais os benefícios de utilizar esse contêiner para transportar produtos ou materiais? Confira o artigo que preparamos sobre o assunto e entenda melhor sobre como funciona esse tipo de armazenamento.

Afinal, o que é um contêiner marítimo?

O contêiner marítimo é uma estrutura feita de aço e utilizada para armazenamento de materiais ou produtos, sejam eles perigosos ou não, que são transportados em grandes navios, suportando altas toneladas.

bacia de contenção

Caso não fossem utilizados navios para o traslado, seriam necessários muitos caminhões, o que se constituiria em algo mais prejudicial ainda ao meio ambiente, por causar maior poluição, além de trazer mais riscos. Desse modo, nota-se que é inviável ter de deslocar diversos caminhões para esse tipo de serviço.

Além disso, tal modalidade de transporte é utilizado para cargas que precisam ser entregues em diversos países, ou seja, atravessar fronteiras. Por isso, o mar é a melhor opção.

Dessa forma, são utilizados contêineres para esse processo, por serem considerados seguros (já que dificilmente são furtados), resistentes e capazes de armazenar qualquer mercadoria, protegendo-as de possíveis danos ao longo do caminho.

E quais os benefícios de utilizá-lo? Os principais são:

  • Capacidade de armazenar cargas grandes e pesadas;
  • Alta durabilidade, podendo ser reutilizado diversas vezes;
  • Grande resistência, protegendo as cargas de ações da natureza, como ventos, chuvas etc.;

Como é possível perceber, existem inúmeras vantagens em armazenar produtos e mercadorias em contêineres marítimos. No entanto, alguns cuidados são necessários para garantir a proteção da carga e a segurança das pessoas que trabalham com esse tipo de serviço.

Dispositivo de contenção interno para contêiner

Como citado anteriormente, o contêiner marítimo também é utilizado para carregar produtos perigosos, o que exige certos cuidados para que não ocorra nenhum vazamento ou derramamento, o que prejudicaria a saúde dos trabalhadores ou atingiria o mar,  causando danos ambientais.

Para que isso não aconteça, é essencial utilizar determinados equipamentos de proteção para os produtos, como o dispositivo de contenção interno para contêiner.

Esse dispositivo previne contra vazamentos e derramamentos dos materiais químicos ou perigosos durante o período de transporte marítimo, asseverando segurança e proteção.

Além disso, sua aplicação é fácil e rápida, levando em média 15 minutos, se encaixando de maneira adequada à parte interior da unidade de modo que as substâncias não vazem.

Tal equipamento também é muito resistente e pode ser reutilizado, desde que seja bem cuidado e limpo.

Para adquirir esse e outros dispositivos de contenção ambiental, você deve procurar por empresas especializadas no assunto e que  dão toda a assistência necessária na hora de escolher o material adequado.

Entre em contato com uma empresa que forneça essa forma de serviço e que esteja preocupada com o meio ambiente, que apresente soluções sustentáveis e que possua uma equipe de profissionais qualificados para ajudar e tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *