Meio Ambiente

E se cada um de nós cuidar da nossa própria Amazônia?

Das florestas tropicais que existem no planeta, a Floresta Amazônica é a única que ainda está preservada. Com isso, a importância da Amazônia torna-se tão grande quanto a sua própria extensão.

A maior floresta tropical do mundo ocupa, aproximadamente, 600 milhões de hectares, estando presente em nove países da América Latina.

No entanto, apesar de toda a riqueza, calcula-se que a floresta não tem 20% do tamanho que costumava ter, devido ao desmatamento, que prejudica o solo, a biodiversidade, além de poluir os rios.

Com essas ameaças e questões ambientais sendo cada vez mais discutidas na sociedade, é essencial entender todos os pontos que colocam a Floresta Amazônica no centro dos debates relacionados ao Meio Ambiente.

A importância da Amazônia no cenário global

Com muitos recursos naturais, a Amazônia tem uma grande influência na regulação do clima do planeta e é estimado que, aproximadamente, 20% da água doce do mundo está na bacia amazônica.

Dessa forma, os principais pontos que destacam a importância da Amazônia são:

  • Diversidade de espécies tanto da fauna quanto da flora;
  • Água doce, possibilitando o controle hídrico e climático;
  • Armazenamento de carbono;
  • Fitoterapia, que é o estudo de plantas para fins medicinais;
  • Variedade de recursos minerais e vegetais.

O desmatamento, que tem crescido na região, leva à diminuição das chuvas e interfere no aquecimento da temperatura no planeta.

Devido a isso, algumas atitudes precisam ser tomadas a fim de evitar um cenário como esse.

Adquirir madeiras e papéis certificados, consumir produtos de marcas que se preocupam em realizar as suas atividades de forma sustentável são fatores que ajudam a reduzir os danos causados à Amazônia.

Como contribuir para a preservação do Meio Ambiente em casa?

Como foi visto, a preservação da Floresta Amazônica é essencial para o equilíbrio ambiental.

No entanto, apenas pensar na Amazônia em si e ignorar pequenos detalhes do cotidiano não ajuda a diminuir os prejuízos.

É importante lembrar que os cuidados começam na nossa própria casa, por meio de alguns hábitos simples.

Separar o lixo, colaborar com a reciclagem, reduzir o consumo de água ao escovar os dentes, no banho ou nas tarefas domésticas, são exemplos de como você pode ajudar.

A utilização de materiais retornáveis, no lugar dos descartáveis, assim como o uso de lâmpadas fluorescentes, ao invés das incandescentes, também são sugestões para se colaborar com a ecologia.

Além disso, diminuir o uso de energia elétrica e evitar usar o carro, sempre que possível, são outras atitudes essenciais para quem se preocupa com o futuro do planeta.

Ações sustentáveis nas empresas e indústrias

No ambiente de trabalho, os hábitos que contribuem para a preservação da natureza também partem de ações simples.

Organizar-se para compartilhar um veículo a fim de ir ao trabalho com colegas, a chamada carona solidária, é uma alternativa para reduzir a emissão de poluentes.

Imprimir papel só quando for realmente necessário e utilizar materiais reciclados nas atividades são outras soluções.

A instalação de torneiras automáticas ajuda na economia de água e é essencial prestar atenção na limpeza de equipamentos, como o ar-condicionado, por exemplo.

Além disso, nas indústrias, é importante investir em soluções para tornar as atividades o menos prejudicial possível para a natureza.

Contar com equipamentos de contenção de vazamentos de produtos químicos e fazer o descarte de resíduos sólidos adequadamente são atitudes essenciais para as indústrias preocupadas com questões ambientais.

Junto a isso, é importante também cuidar da manutenção dos equipamentos e utilizar materiais de qualidade durante os procedimentos.

O uso de energia limpa, como eólica e solar, assim como a utilização de sistemas que tornam possível o reuso da água são outras formas de se contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Com isso, se quisermos continuar usufruindo dos benefícios que a natureza oferece, é necessário ter a consciência de que todos precisam seguir o mínimo do que for recomendado.

Assim, para proteger o meio ambiente, precisamos prestar atenção em pequenas ações, e grandes resultados serão alcançados por meio delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *