Armazenamento

Desafios do armazenamento de produtos químicos

O armazenamento de produtos químicos, quando realizado incorretamente, pode acarretar uma série de problemas às empresas, pessoas e ao meio ambiente. Por isso, todo cuidado é pouco, e as boas práticas devem ser observadas a fim de evitar possíveis complicações.

É importante lembrar que grande parte dos acidentes com produtos químicos, como derramamentos e vazamentos, não ocorre quando eles estão em depósitos, mas durante sua movimentação. Logo, o armazenamento tem de ser pensado como parte da logística.

Boas práticas para o armazenamento de produtos químicos

Diferentes ações precisam ser adotadas para o armazenamento e movimentação de produtos químicos. Dessa forma, é possível evitar colocar as pessoas em risco, bem como a natureza e seus recursos. As principais são:

  • Identificação e sinalização

Todos os produtos químicos considerados perigosos, como: Explosivos, venenos, solventes, ácidos, inflamáveis, dentre outros, devem ser sinalizados como tal. Para tanto, é necessário adotar o sistema de símbolos convencionado para essa finalidade.

bacia de contenção

Assim, os produtos inflamáveis são identificados por meio do símbolo de uma chama, os radioativos, por meio do símbolo da radioatividade, e assim por diante. Tais símbolos necessitam estar bem visíveis nos rótulos dos produtos para serem facilmente vistos e interpretados.

  • Escolha de embalagens

Os produtos devem ser alocados nas embalagens apropriadas, ou seja, fabricadas com insumos e matérias-primas com os quais eles não reagem. Do contrário, um ácido seria capaz de simplesmente dissolver sua própria embalagem, por exemplo.

A escolha das embalagens exige também um correto armazenamento, uma vez que muitos produtos necessitam ser mantidos em áreas isoladas. Enquanto outros não podem ser empilhados, aquecidos ou ter contato com oxigênio. Assim, é necessário levar este aspecto em conta.

  • Utilização de bacias de contenção

As bacias de contenção são aplicadas tanto no armazenamento quanto no transporte dos produtos químicos. Afinal, na ocorrência de vazamentos, a bacia atua contendo os produtos que porventura vazaram de suas embalagens.

Dessa forma, é possível não apenas evitar o escape das substâncias, mas também recuperá-las para serem reaproveitadas ou rearmazenadas, o que colabora para reduzir perdas financeiras e de material.

Outra vantagem é que, com o passar do tempo, as bacias de contenção foram evoluindo, e hoje já são encontradas em versões práticas, leves, fáceis de usar, transportar e com longa vida útil, a exemplo daquelas confeccionadas em polietileno, que é leve, reutilizável e resistente.

As bacias podem ser usadas em diferentes contextos, como no interior de depósitos, armazéns, contêineres, caminhões, caçambas e bagageiros. Assim como no compartimento interno das aeronaves. Práticas e dobráveis, elas facilitam o transporte, tornando-o mais seguro.

Mais soluções para suas necessidades

A Ambflex produz e comercializa bacias de contenção sob medida para cada demanda. Desde companhias de transporte àquelas  que atuam ou necessitam fazer o armazenamento de produtos químicos. Por isso, conta com amplo catálogo e condições especiais para empresas.

Vale pontuar que ao se proteger de eventuais acidentes com produtos químicos, evita-se o pagamento de multas e indenizações ambientais, danos ao meio ambiente e aos trabalhadores.

O transporte e armazenamento de produtos químicos têm de ser efetivados de forma responsável e, para tanto, planejamento e a adoção de itens para prevenção e redução de danos em acidentes devem ser feito por seus responsáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *