Meio Ambiente, Sem categoria

ISO 9001 e 14001: Ambflex em processo de implementação

A ISO 9001 e 14001 são certificações que atestam a qualidade e o alinhamento às questões ambientais em empresas e indústrias. Daí, a importância e o reconhecimento internacional ao recebê-las, uma vez que comprovam as boas práticas das companhias certificadas.

Entendendo mais a ISO 9001 e 14001

A ISO é uma organização não governamental nascida em Londres, Inglaterra, e depois transferida para Genebra, Suíça. A abreviatura ISO vem de International Organization for Standardization. Entretanto, o termo “iso” é grego e possui significado próprio: “igual”.

Assim, receber os certificados, que são agrupados em categorias e identificados por meio de códigos numéricos, está a certeza de que os processos desenvolvidos pelas empresas seguem uma série de padrões e requisitos que, de fato, melhoram todos os processos internos existentes.

  • ISO 9001

A ISO 9001 faz referência à boa funcionalidade dos processos de gestão. Assim, ao buscar preencher todos os requisitos para obter essa certificação, os gestores conseguem ter uma visão abrangente sobre a empresa e a indústria, identificando quais são os processos ineficientes.

Para tanto, é fundamental observar a empresa dentro de seu contexto de atuação, monitorar a satisfação dos clientes e parceiros atendidos, bem como identificar todos os riscos capazes de prejudicar as atividades desenvolvidas e assegurar as melhorias dos processos;

  • ISO 14001

A ISO 14001 é voltada especificamente para mensurar as atividades das empresas do ponto de vista ambiental e certificar aquelas que preenchem os requisitos previamente delimitados. Uma empresa que possui a ISO 14001 deixa clara sua excelente gestão ambiental.

Por esse motivo, é primordial observar o respeito às boas práticas ecológicas em diferentes etapas que envolvem sua atuação, como a aquisição de matérias-primas, investimento em tecnologias ecologicamente positivas, logística de baixo impacto ambiental, assim como o  descarte correto de resíduos;

  • Um balanço sobre as certificações

No Brasil, a região com maior número de empresas certificadas pela ISO é a Região Sudeste. Aliás, como um todo, o país é um dos que possuem mais companhias detentores dos certificados fornecidos pela ISO, o que aponta a preocupação que temos com uma boa gestão.

Ambflex e as certificações

A preocupação com as boas práticas produtivas, a gestão de qualidade e as questões ambientais estão no DNA da Ambflex, empresa que fabrica uma linha completa de bacias de contenção, essenciais em rotinas de logística, a fim de evitar o derramamento de produtos químicos.

Não por acaso, hoje, a Ambflex está totalmente dedicada para obtenção da ISO 9001 e 14001, pois, por meio delas, será possível deixar ainda mais evidente seu posicionamento com relação à ecologia e com uma gestão de qualidade completa e eficiente.

O processo de implementação, em si, já está em andamento, e requer uma série de vistorias, confecção de relatórios, balancetes e demais documentos enviados à ISO para que a organização possa avaliá-los e emitir as certificações à Ambflex.

Essa atitude só comprova a preocupação com as boas práticas de produção e o cuidado para com o meio ambiente, bandeiras defendidas pela Ambflex largamente evidenciadas tanto no tipo de produto por ela fabricado, como também em todos os seus processos desenvolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *