Segurança do Trabalho

ISO 9001 e ISO 14001, Qual a diferença?

Essenciais para garantir um sistema de qualidade eficaz dentro das empresas, as normas ISO 9001 e ISO 14001 têm se tornado cada vez mais relevantes, tanto para os profissionais que pretendem atuar na área de auditoria, quanto para quem busca a certificação.

Devido aos resultados e benefícios da implementação de ambos os sistemas, a busca no mercado tem crescido. No entanto, muitos gestores ainda possuem dúvidas sobre suas funcionalidades, objetivos, e, principalmente, a diferença entre cada uma delas.

Para entender como cada um desses sistemas se aplica no contexto de uma organização, tal como suas particularidades, separamos tudo que você precisa saber sobre eles, e, é claro, suas principais diferenças.

Normas ISO: o que são?

ISO é a abreviação do termo em inglês International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). Essa é uma das maiores instituições do mundo em termos de padrões de produção. É sediada em Genebra, na Suíça.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo reconhecimento das diretrizes internacionais e, também, pela atualização e revisão delas. Qualquer regulamento ISO requer uma política, objetivos e metas para que os colaboradores possam guiar-se em suas funções.

De forma mais resumida, é um conjunto de documentos e registros que realizam o controle e a análise crítica das práticas adotadas em meios empresariais, como, por exemplo, no segmento da construção civil.

ISO 9001

A ISO 9001, faz parte da série 9000 e tem a ver com o controle de procedimentos construtivos e administrativos, principalmente focado no planejamento da obra, no treinamento e qualificação de funcionários, no processo de vendas, entre outros.

De modo geral, esse sistema de gestão conta com oito importantes requisitos:

  • Atenção ao cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento de pessoas;
  • Abordagem de métodos;
  • Levantamento sistêmico;
  • Melhoria contínua;
  • Decisões baseadas em fatos;
  • Relacionamento com fornecedores.

Uma empresa que tenha a ISO 9001 atende às exigências listadas acima. Isso garante que ela seja capaz de dar qualidade aos produtos oferecidos ou aos serviços prestados a seus consumidores.

ISO 14001

A ISO 14001 é da família das normas de série 14000, sendo todas relacionadas às questões ambientais.

O de número 14001 tem a ver com os princípios que uma corporação deve seguir para implementar e operar um Sistema de Gestão Ambiental. Essa estrutura, por sua vez, é focada na redução dos impactos causados ao meio ambiente.

Uma organização certificada com a ISO 14001 é aquela que se preocupa com a preservação e que está comprometida com objetivos de sustentabilidade.

Semelhanças entre ISO 9001 e ISO 14001

Como já dissemos, ambas são normas escritas pela ISO (International Organization for Standardization) uma das maiores organizações do mundo, desenvolvedora de padrões internacionais.

A norma ISO 14001 segue a mesma abordagem “planejar, fazer, checar, agir” (ciclo PDCA) da norma ISO 9001. 

Ambas requerem uma política, objetivos e metas. Além disso, ambas indicam que os colaboradores sejam competentes, que a informação documentada seja controlada e que análises críticas pela direção sejam realizadas.

Principal diferença entre ISO 9001 e ISO 14001

Como vimos, esses dois sistemas possuem suas particularidades e objetivos que fazem com que sua implementação ocorra em contextos diferentes.

Pode-se dizer que cada uma dessas ISOs existe para atender a um setor diferente da empresa. Sendo assim, a principal diferença entre elas se dá justamente nesse ponto: enquanto a ISO 9001 atua principalmente na qualidade dos processos e operações do negócio, a ISO 14001 atua na garantia da qualidade ambiental.

Por isso, por se tratarem de objetivos diferentes, é preciso que estratégias diferentes sejam traçadas. Ou seja, antes de se certificar em um desses sistemas, é essencial que haja uma análise de objetivos para escolher o que melhor atende às expectativas da empresa.

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.