Segurança do Trabalho

Limpeza industrial: Como a pandemia da COVID19 afetou a indústria?

A limpeza industrial é um serviço que envolve a higienização, a desinfecção de equipamentos e superfícies, bem como a retirada de materiais e acúmulos de sujeiras, visíveis ou não, tais como as bactérias e os microrganismos.

Sendo de grande importância para ajudar a criar condições para um trabalho adequado feito pelos operários, a limpeza industrial está relacionada a uma conservação corporativa e, por esse motivo, ela se tornou cada vez mais fundamental com a chegada da pandemia da COVID19. O motivo é  que a higienização dos ambientes é uma das melhores maneiras de se evitar qualquer infecção, inclusive pelo vírus da Covid19.

 Quais as atividades e as vantagens da limpeza industrial?

Ao envolver uma série de atividades, a limpeza requer vários cuidados, dentre os quais destacamos: o chão, a higienização de máquinas e equipamentos, paredes, portas e placas, a remoção de detritos, o saneamento de superfícies e banheiros, o gerenciamento de manutenções e instalações, além dos cuidados com janelas e vidros.

Com o intuito de garantir um padrão com relação à higienização que não atenda somente aos aspectos técnicos, a limpeza industrial também engloba a aplicação de métodos de limpeza que considerem as especificidades de cada ambiente.

Dessa forma, a limpeza industrial tornou-se central para empresas de pequeno, médio ou grande portes no sentido de preservação, que não se resume apenas ao patrimônio, mas à saúde das pessoas que circulam nesses ambientes.

No entanto, para que ela aconteça de maneira segura e capaz de angariar os resultados esperados, é preciso levar em consideração alguns pontos como:

– Utilização de EPI’s – os Equipamentos de Proteção Individual como luvas, capacetes, óculos e protetores auriculares, que variam conforme o local, são de fundamental utilização, já que se destinam à proteção contra riscos que ameaçam a segurança e a saúde dos trabalhadores;

– Atenção para com as substâncias e seus manejos – na indústria há inúmeras substâncias perigosas que passam a conviver, às vezes, num mesmo lugar. Saber diferenciá-las, inclusive com relação aos riscos que oferecem, é fundamental. Por isso, consultar os manuais de biossegurança e disponibilizar treinamentos adequados é o caminho para asseverar, de fato, a segurança na indústria;

– Promoção da saúde e bem-estar das pessoas – o serviço da limpeza industrial é capaz de ajudar a melhorar consideravelmente os espaços de produção, ajudando, assim, na diminuição de ocorrências problemas de saúde, como distúrbios respiratórios e alergia;

– Escolha dos produtos adequados para o serviço – a limpeza industrial deve levar em conta a utilização de produtos saneantes dispostos por lei, como inseticidas, raticidas, desinfetantes e detergentes.

Onde posso saber mais sobre o assunto?

A importância da limpeza industrial é comprovada na campanha lançada pela ABRALIMP, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional, em março deste ano, que evidencia a relevância desse setor para o combate efetivo do coronavírus.

Para mais informações sobre as questões de limpeza em indústrias, utilização de EPI’s e medidas de proteção para a saúde no trabalho, basta acessar alguns sites oficiais como o do Ministério da Saúde e o da Secretaria do Trabalho.

E para saber sobre a campanha da ABRALIMP, acesse https://abralimp.org.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *