Sem categoria, Sustentabilidade

Livros sobre sustentabilidade: Conheça os 5 mais importantes!

livros sobre sustentabilidade

A promoção do desenvolvimento sustentável é uma forma promissora de levar o bem-estar social a toda a população do planeta. Com esse objetivo, preparamos uma lista com os 5 livros sobre sustentabilidade que consideramos os mais importantes, para despertar uma consciência justa com o planeta e com as gerações futuras.

O desafio é de tal importância que todos precisam estar envolvidos, especialmente as empresas e organizações privadas.

bacia de contenção

Contribuir para o fortalecimento desse novo desenvolvimento humanitário é parte indissociável do papel empresarial.

Apoiar a educação ambiental para todos as pessoas do planeta é um gesto relevante no sentido de oferecer e difundir o conhecimento e a cultura sustentável.

Os 5 livros sobre sustentabilidade mais importantes

Preparamos uma lista com os 5 livros sobre sustentabilidade que consideramos os mais importantes. Além disso preparamos um resumo sobre cada um dos livros, confira:

01 – Almanaque de uma região árida – Aldo Leopold

livros sobre sustentabilidadeEscrita a partir de uma perspectiva empírica, num estilo poético, a principal mensagem de Almanaque de uma Região Árida e que a terra não existe para nos servir, mas que precisamos viver em comunidade com ela.

A comunidade sem a terra é vazia; assim ao ameaça-la, estamos a comunidade que vivemos. A terra, as pessoas e as outras espécies são partes de um sistema circular do qual os humanos se desligaram desde a era da industrialização.

02 – Primavera silenciosa – Rachel Carson

livros sobre sustentabilidadeMisto de análise científica profunda e prosa elegante, Primavera Silenciosa é um alerta à sociedade sobre os efeitos tóxicos dos produtos químicos sobre o meio ambiente e seus consequentes impactos na saúde humana.

Carson está muito preocupada com os pesticidas sintéticos, que são compostos por blocos indispensáveis para a construção da vida: o carbono.

Assim, eles podem se instalar dentro dos organismos vivos e viajar da lavoura para o corpo e causar grandes estragos a saúde genética humana.

03 – Inseguro a qualquer velocidade – Ralph Nader

livros sobre sustentabilidadeInseguro a Qualquer Velocidade, escrito em tom político e acusatório. Acima de tudo, reflexo da formação jurídica de Nader, além disso, é provavelmente mais conhecido pela crítica, às falhas de segurança do Chevrolet Corvair, da General Motors.

No entanto, Nader também ataca os projetos dos automóveis contemporâneos em geral. Da mesma forma, a grande variedade de problemas entre os quais os painéis com acabamentos luminosos cujo os reflexos causaram grandes problemas de saúde aos motoristas.

04 – A bomba populacional – Paul R. Ehrlich

A bomba populacionalA Bomba Populacional, como o título sugere e o tom de escrita reflete, é um alerta sobre a crise iminente populacional do planeta.

Foi um dos primeiros livros a discutir o conflito inerentes entre as demandas do crescimento humano e os recursos limitados do planeta.

A preocupação mais urgente daquele tempo era garantir alimentos. Acima de tudo, o tamanho da população e das tendências a agricultura. Deste modo, parecia provável que, em pouco tempo, o mundo seria incapaz de produzir alimento para todos os seus habitantes.

05 – Manual de operação para a espaçonave terra – R. Buckminster Fuller

Manual de operação para a espaçonave terraO Manual de Operação para a espaçonave Terra, em primeiro lugar é uma fascinante combinação da profunda base científica de Fuller com sua maneira subjetiva de contemplar o mundo, por exemplo.

A tese principal do livro é que a humanidade tem sido tão míope e superficial no modo de pensar que, consequentemente, perdeu a capacidade de enxergar o sistema como um todo o quadro geral.

Ele argumenta que essa é a principal causa de nossa crise ecológica, social e econômica sobre os aspectos gerais do planeta.

A importância da leitura de livros sobre sustentabilidade

Em conclusão, a Ambflex acredita que com o desenvolvimento sustentável em todas as esferas econômicas da sociedade será capaz de combinar uma condição de vida mais saudável. Além disso gerará mais segurança e conforto para todas as pessoas do planeta.

A leitura de livros sobre sustentabilidade ajuda a conhecer a fundo as questões sócio ambientais. Isso fomenta a preocupação com sua família, seus vizinhos, seus colaboradores, amigos e com as futuras gerações, pois em nosso planeta tudo está conectado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *