Segurança do Trabalho

O que a explosão em Beirute nos ensina sobre os produtos químicos perigosos?

Em agosto de 2020, uma explosão na região portuária de Beirute, no Líbano, deixou mais de mil mortos e 4 mil feridos. O acidente aconteceu em um depósito de nitrato de amônio e levantou dúvidas sobre os riscos dos produtos químicos perigosos.

As substâncias químicas com potencial explosivo, inflamável e corrosivo são utilizadas em indústrias dos mais variados segmentos (farmacêutico, alimentar, cosmético, entre outros). Mas, afinal, como evitar acidentes com esses produtos?

bacia de contenção

Pensando nisso, é fundamental tomar medidas de segurança que englobem não apenas a manipulação, mas também o transporte e a armazenagem dessas substâncias. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Confira 3 dicas para garantir a segurança dos produtos químicos

O contato com produtos químicos perigosos pode acontecer pela via respiratória (nariz e boca, por exemplo), pela via dérmica (contato direto com a pele, causando lesões), pela via parental ou pela via digestiva (mais comum em acidentes domésticos).

Para evitar ou prevenir os impactos causados por acidentes como os de Beirute, é essencial seguir determinadas normas de segurança durante a produção, o transporte e a manipulação desse tipo de substância. Veja algumas delas!

Utilize bacias de contenção

As caixas ou bacias de contenção são utilizadas para conter o vazamento ou derramamento de produtos químicos, seja durante o transporte, seja quando do armazenamento de tais elementos.

Sendo assim, é fundamental que esses equipamentos sejam confeccionados com materiais resistentes, uma vez que as substâncias possuem potencial altamente corrosivo, podendo causar danos para a pele e mesmo para o solo.

Cuide da armazenagem dos produtos

Durante o transporte e a armazenagem dos produtos químicos perigosos, o uso de sinalização adequada é de extrema importância para evitar acidentes. Afinal, é necessário indicar o tipo de substância e o seu grau de periculosidade.

Ainda sobre a armazenagem e o transporte, é primordial garantir um ambiente ventilado e com boa vazão de ar. Além disso, é necessário que os produtos sejam separados considerando o tipo de substância (muitas delas não podem se misturar).

Garanta a utilização de equipamentos de proteção individual

Acidente com produtos perigososOs cuidados com os produtos químicos perigosos têm como objetivo evitar acidentes prejudiciais não apenas ao meio ambiente, mas também para toda e qualquer pessoa que corre o risco de ser atingida por processos corrosivos, tóxicos ou inflamáveis.

Por essa razão, a utilização de equipamentos de proteção individual é essencial para preservar a saúde e o bem-estar de quem manipula, armazena ou transporta substâncias químicas.

Empresas especializadas reduzem os riscos de acidentes com produtos químicos

Em resumo, para evitar acidentes com produtos químicos perigosos é fundamental garantir a capacitação dos profissionais responsáveis pelo transporte e pela manipulação dessas substâncias, aliada à utilização de equipamentos de segurança confiáveis. Sendo assim, o recomendável é buscar auxílio especializado no assunto.

Hoje em dia, já são encontradas empresas com ampla experiência na prevenção, gerenciamento e atendimento a emergências envolvendo substâncias químicas.

Ainda tem dúvidas? Então, entre em contato com uma equipe especializada e saiba mais sobre como evitar ou reduzir os impactos causados por acidentes com produtos químicos perigosos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *