Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Sem categoria

O QUE O TRANSPORTE DE UM PRODUTO QUÍMICO E UM VAZAMENTO EM ARAGUAÍNA PODEM NOS ENSINAR

Eram 16h quando o Corpo de Bombeiros da cidade de Araguaína foi acionado para atender a um caso com a informação de que se tratava de um princípio de incêndio. O local era o setor de carga e descarga de uma de empresa do norte de Araguaína no loteamento Manoel Gomes da Cunha que recebia o transporte de produto químico. (https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/03/29/produto-quimico-corrosivo-vaza-de-caminhao-em-araguaina-e-mobiliza-bombeiros.html)

O caminhão não estava em movimentação. O fato ocorreu enquanto estava estacionado, esperando ser descarregado. Foi um vazamento de peróxido de hidrogênio, confundido com começo de incêndio. Portanto, não se tratava de um princípio de incêndio e, sim, mais um caso de vazamento em transporte de produto químico. 

O peróxido de hidrogênio é utilizado na produção de água oxigenada, sendo,  também,  corrosivo. É instável e de rápida reação quando entra em contato com oxigênio ou água, liberando calor. 

Sua exposição se dá via oral, inalatória e dérmica. Os tecidos expostos podem sofrer desde apenas uma irritação dos olhos e vias respiratórias, a queimaduras e grave irritação pulmonar . (https://cetesb.sp.gov.br/laboratorios/wp-content/uploads/sites/24/2018/06/Peroxido-hidrogenio.pdf)

Os bombeiros terminaram o trabalho às 18h com a empresa isolada e, felizmente, sem nenhum colaborador exposto ao vazamento. Mas, em se tratando de transporte de produto químico, não podemos contar com a sorte.

Sem os dispositivos de prevenção contra vazamento no transporte de produto químico esses acidentes crescem.

O ambiente pede ação rápida para controlar o vazamento ou recolhimento de seus resíduos, ação que depende da natureza do produto químico transportado. 

A depender também da substância, será necessário ou não um trabalho ambiental para a descontaminação do local agredido, o que é capaz de prejudicar a população local, como no caso do vazamento do Rio São João, que afetou a potabilidade e a utilização da água pela população. (https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/02/13/defesa-civil-recomenda-que-agua-de-rio-em-guaratuba-nao-seja-usada-apos-vazamento-de-produto-quimico.ghtml)

Causas de Vazamento

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Fiscalização Ambiental foram ao local, mas não havia informações das causas do vazamento. 

Entretanto, sabe-se que as causas, em sua maioria, acontecem por alguns erros:

  • Descumprimento dos protocolos de segurança exigidos no transporte de produto químico;
  • Estado precário dos equipamentos estocados para transporte;
  • Falta de observância dos procedimentos de contenção interna do veículo de transporte;
  • Falhas na operação e processamento do próprio produto;

São esses detalhes que não passam despercebidos quando há um plano de prevenção e contenção para o transporte de produto químico seguro. Então, o que aprendemos com esses casos? 

Prevenção e preparação no transporte de produto químico: responsabilidade socioambiental 

Muitos caminhões de transporte correm riscos maiores por não terem equipamentos adequados para conter os vazamentos dos produtos químicos. Sabendo da importância do agir rápido nesses momentos como forma de prevenir acidentes maiores, a Ambflex alerta para algumas medidas de ação:

  • Possuir tanques de transporte facilmente identificáveis para agir de acordo com a substância vazada;
  • Ter bacias de contenção adequadas para o produto químico transportado, a fim de  que, em ocorrendo vazamento líquido, ele não escorra para fora;
  • Verificar a condição de válvulas, mantas e canaletas pluviais, bem como  de outros dispositivos periodicamente;

Dessa maneira, com a finalidade de prevenir derramamentos e vazamentos de químicos durante o transporte, nós da Ambflex aplicamos a experiência que temos em produtos para prevenção, preparação, gerenciamento e atendimento de emergências envolvendo químicos poluentes e agressivos para tornar mais seguro o seu transporte de produto químico. 

Conseguimos tudo isso com nosso amplo catálogo de dispositivos contra vazamentos de químicos, todos premiados e patenteados de acordo com as normas do INPI e do PCT.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.