Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

Consultor ambiental, você sabe o que ele faz?

Profissões como a de consultor ambiental surgem em meio a mudanças significativas no conceito de progresso.

Por muitos anos os progressos tecnológico e industrial tiveram como consequência direta a degradação do meio ambiente. A construção de casas demandava o corte de árvores presentes no terreno e, para produção de plástico, o consumo desenfreado de água.

O maior desafio que se impõe aos profissionais que realizam consultoria em meio ambiente, portanto, é encontrar soluções para que essas práticas, antigamente muito comuns, não ocorram mais.

bacia de contenção

Tais soluções visam impulsionar o crescimento científico, tecnológico e industrial, além de reduzir os impactos causados por essas e outras ações antrópicas, isto é, feitas por meio da ação humana.

Afinal, o que faz um consultor ambiental?

Antes de tudo, é preciso entender quem é o consultor ambiental o que faz e qual sua importância para as empresas e para a sociedade.

Para isso, tomamos a liberdade de separar o assunto em tópicos específicos em nome da clareza das ideias, assim sendo:

  1. Quem é esse profissional?

Responsável por realizar a consultoria em meio ambiente, o consultor é um profissional formado em Engenharia e com especialização nessa área. Pode, ainda, ser formado em Engenharia Ambiental e dedicar-se ao estudo dos impactos e soluções para as ações antrópicas.

  1. O que faz o consultor ambiental?

Seu trabalho pode ser descrito como teórico e prático. Em primeira instância, quando contratado por uma empresa para realizar a consultoria ambiental, ele analisará todas as ações e empreendimentos a fim de prever os possíveis impactos causados à natureza.

Em seguida, esse profissional deverá propor ações práticas com o intuito de minimizá-los, além de adequar os procedimentos da companhia às normas e legislação ambiental que regem seu segmento.

Um exemplo prático são empresas que transportam produtos químicos via mar. Um potencial impacto ambiental seria um vazamento. A adoção de diques e bacias de contenção impediria o escape de componentes químicos e demais substâncias que poderiam escoar pelo mar.

  1. Importância à sociedade e às empresas

A relevância da desse tipo de consultoria para a sociedade é evidente. Ao preservar os recursos naturais e a natureza em si, ao reduzir eventuais impactos e danos, está-se, na verdade, preservando a própria vida humana e sua existência.

Já para as empresas, o especialista é o responsável por fazê-la assumir uma postura mais consciente e ecológica.

Esse é um elemento que agrega valor aos seus produtos e serviços frente ao consumidor. Tal colaboração evita problemas de ordem legal ao fazer com que as companhias sigam as normas que regem sua atuação.

Por fim, o consultor também é essencial ao incremento dos lucros. Para além de encontrar soluções, ele deve primar por aquelas acessíveis e que estão dentro do alcance das empresas.

Ademais, a redução de acidentes e vazamentos também colabora com a menor geração de despesas e prejuízos decorrentes de perdas de material.

Área de atuação

Como toda ação humana gera impactos à natureza, sejam eles positivos ou negativos, a área de atuação do consultor é muito ampla.

Todavia, ele pode ser mais observado nos segmentos industriais, de logística e transporte de materiais, construção civil, farmacêutico, produção de insumos e manipulação de compostos contaminantes e poluentes.

Entender o que esse profissional faz, sua área de atuação e como ele pode contribuir para a construção de uma sociedade sustentável e menos nociva ao meio ambiente é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *