Armazenamento

Paletes, conheça quais os tipos de sistemas de armazenagem

Ao longo dos anos, diversos setores começaram a buscar formas que permitam o aumento da produtividade no setor logístico, e a utilização de paletes foi fundamental. A preocupação com a eficácia e a organização no transporte foi fundamental para que isso acontecesse. Estruturar os produtos foi um dos primeiros passos para uma nova forma de trabalho nos galpões e nos pavilhões.

Atualmente, o sistema de armazenagem com estes dispositivos, também conhecido como paletização, tornou-se muito importante para a logística das empresas, pois facilita a organização dos produtos e permite um controle de estoque mais eficiente.

Saiba quais são os tipos de armazenamento com paletes

Existem quatro tipos de armazenamento com paletes: convencional, para corredores estreitos, para trans-elevadores e autoportante.

Entenda como funciona cada um:

Porta-paletes convencional:

Esta estrutura é mais utilizada pelas empresas quando existe espaço para uma livre movimentação de produtos dentro dos armazéns. No modo convencional de armazenamento, os produtos são colocados de forma vertical, formando assim uma espécie de prateleira.

Vantagens

A organização permite às empresas agilizar as operações, uma vez que há um aproveitamento do espaço. O sistema convencional não segue padrões de altura; assim, os corredores são adaptados de acordo com as estruturas nas quais estão inseridos. O custo de implantação é baixo, comparado a outros sistemas.

Porta-paletes para corredores estreitos:

Este tipo de armazenamento permite a otimização do espaço físico nos locais em que a estrutura dos corredores da empresa é muito limitada.

Vantagens

Com o aproveitamento melhor do espaço, sistema para corredores estreitos gera espaço para o trânsito de maquinários utilizados para o transporte, como as empilhadeiras, por exemplo.

Porta-paletes para trans-elevadores:

Este sistema também é bastante utilizado pelas empresas quando se necessita de uma organização de produtos em um corredor ainda menor. Assim como o convencional, o porta-paletes para trans-elevadores utiliza as estruturas em modo vertical.

Vantagens

É o sistema mais seguro de transporte de paletes, com diminuição da incidência de acidentes dentro das fábricas. Permite também a automação do sistema FIFO, o qual o primeiro produto que entra no estoque deve ser o primeiro a sair, evitando assim a perda de mercadoria.

Porta-paletes autoportante:

Esta estrutura é utilizada por empresas que não dispõem de um pavilhão ou de um local amplo de armazenamento. A estrutura necessita apenas de suporte para fechamento lateral e cobertura, facilitando a distribuição de cargas no piso.

Vantagens

O porta-paletes autoportante é o sistema que necessita do menor investimento, além de poder ser construído em um tempo bem menor, comparado à construção das demais estruturas.

Preocupação com o meio ambiente

Os paletes mais utilizados pelas empresas são feitos de madeira. Mas, atualmente, ganham espaço também os paletes de plástico, que podem, inclusive, ser produzidos com materiais recicláveis.

Preocupada com o desenvolvimento sustentável, a Ambflex tem sempre produtos e soluções inovadores para prevenção e emergência de vazamentos químicos.

A bacia de contenção para paletes, por exemplo, impede que líquidos perigosos armazenados sobre as estruturas entrem em contato com o meio ambiente e causem algum tipo de contaminação.

Além do melhor custo-benefício do mercado brasileiro, a estrutura é altamente resistente e produzida com materiais ecologicamente sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *