Meio Ambiente

Punição ou prevenção? Evite aplicações de multas ambientais na sua empresa

O Brasil possui uma das legislações mais severas e inflexíveis em relação à punição de acidentes ambientais em todo o mundo. E não é para menos, por termos um rico ecossistema que precisa ser conservado, a justiça necessita atuar com “mãos de ferro” na hora de aplicar as devidas multas ambientais para empresas que realizam os seus trabalhos de forma irregular.

Entretanto, o que muitos empresários e industriais não sabem é que realizar o investimento na prevenção de acidentes é a chave para evitar os altos custos que são gerados por multas e penalidades da justiça contra acidentes ambientais e de trabalho. Além disso, o empreendedor poderá garantir a proteção das vidas de seus trabalhadores, a integridade de sua empresa e também o meio ambiente.

Ao pensar nessa necessidade, elaboramos um guia completo para informar de modo ágil o empreendedor acerca das vantagens em se investir em prevenção de acidentes ambientais e de trabalho, além do cuidado em evitar esses problemas, uma vez que é economicamente mais viável do que arcar com toda a punição legal.

Punição ambiental – Descubra o que fazer para evitar problemas legais na sua empresa

Além de causar prejuízos financeiros, multas ambientais no Brasil também tendem a manchar a imagem da empresa no mercado, de maneira a impedir muitas vezes o fechamento de negócios e a consequente perda de investimentos benéficos à empresa.

Abaixo, elencamos algumas das vantagens em se investir na prevenção de acidentes em indústrias e empresas no geral, ao invés de lidar com a punição:

  • A importância dos EPIs: todas as atividades profissionais que oferecem algum tipo de risco à saúde do colaborador devem ser realizadas com equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos, protetor auricular, máscaras, luvas, cintos de segurança, protetor solar, botas, entre outros. Utilizando os equipamentos necessários, você poderá manter sua empresa a salvo de processos e a vida de seus profissionais segura.
  • Diques e bacias de contenção: para os industriais que trabalham com produtos químicos, o dique de contenção para produtos químicos é uma das dicas mais importantes. A utilização de diques e bacias de contenção de produtos é fundamental para impedir que determinadas substancias vazem, de maneira a prejudicar os trabalhadores, o meio ambiente e a própria empresa.
  • Treinamentos constantes: um dos grandes aliados do empreendedor contra acidentes ambientais e de trabalho é o treinamento adequado para a capacitação ideal de seus profissionais. Manter sua equipe atualizada sobre os procedimentos em casos de acidente e educá-la em como trabalhar de forma segura é uma das peças-chave para evitar problemas ambientais e, consequentemente, problemas com a justiça.
  • Manutenções periódicas: outro fator aliado à segurança da sua empresa é a disciplina em realizar manutenções em maquinarias e equipamentos no geral. Assim, acidentes de produção serão evitados, e sua empresa não sofrerá com punições legais e nem perderá dinheiro por conta disso.

A importância de manter sua empresa dentro da legalidade para não ter prejuízo financeiros

Como vimos, existem diversas medidas que devem ser tomadas pelo empreendedor para que venha a sofrer com as consequências financeiras e sociais de um processo ambiental. Além disso, a punição de um processo ambiental exige tempo e demanda energias do empresário que poderiam ser focadas em outra atividade que possua a real importância. Nesse cenário, a prevenção é fundamental para poupar a empresa e o meio ambiente de futuras dores de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *