Armazenamento

Quais são as condições seguras de um almoxarifado de químicos perigosos?

Um almoxarifado de químicos perigosos armazena produtos com alto potencial tóxico, corrosivo e/ou explosivo. Por essa razão, deve adotar medidas de segurança que tenham como objetivo evitar acidentes ocupacionais e ambientais.

Todo produto que traga riscos à saúde durante sua fabricação, transporte, armazenamento ou manuseio é considerado como perigos ou nocivo. Sendo assim, o armazenamento é uma das etapas que exige o máximo de atenção.

Confira agora quais são algumas das principais condições seguras de um almoxarifado de produtos químicos.

O que não pode faltar em um almoxarifado de químicos perigos?

Em geral, as indústrias que fazem uso constante de substâncias químicas em seus processos produtivos possuem um local específico para a armazenagem desses produtos. Esse local é chamado de almoxarifado de químicos perigosos.

No entanto, para garantir a conservação da matéria e evitar acidentes envolvendo seus operadores, o solo e o meio ambiente como um todo, é essencial adotar medidas de segurança. Acompanhe a seguir dicas para evitar acidentes químicos nesses locais.

  • Caixas de contenção

As caixas de contenção têm como objetivo conter o vazamento ou derramamento de produtos químicos. É fundamental que sejam fabricadas com material não corrosivo para evitar o contato do produto com o solo.

  • Sinalização adequada

Uma boa sinalização no almoxarifado de químicos perigosos evita confusões e misturas na armazenagem das substâncias, serve para indicar a periculosidade do produto e os cuidados indicados para prevenir ou conter acidentes químicos.

  • Armários com boa vazão de ar

A presença de armários com boa vazão de ar e prateleiras largas e firmes é indicada para auxiliar na ventilação dos produtos químicos e retardar qualquer contato que possa causar intoxicação, explosão e inflamação.

  • Separação entre produtos distintos

A organização e a segurança do almoxarifado deve englobar a separação dos produtos considerando a classificação de cada um deles e levando em conta que alguns compostos não se misturam. Por esse motivo, devem ser envasados em embalagens apropriadas e acondicionados em ambientes separados.

  • Manutenção das instalações elétricas

A manutenção das instalações elétricas de um almoxarifado de químicos perigosos tem como objetivo evitar que problemas na instalação causem chamas que, em contato com produtos inflamáveis, podem causar explosões.

  • Equipamentos de proteção individual

A utilização de equipamentos de proteção individual e/ou coletivo é necessária para realizar a manipulação dos produtos e evitar o contato direto entre o operador e as substâncias que podem causar intoxicação ou corrosão.

Em resumo, investir em condições seguras para um almoxarifado de químicos perigosos evita acidentes que colocam em risco não apenas o meio ambiente, mas também os operadores que manipulam essas substâncias.

Busque soluções de segurança e evite acidentes

Caso você esteja em busca de soluções eficientes e modernas para garantir a segurança do seu almoxarifado de químicos perigosos, saiba que existem empresas especializadas em oferecer alternativas para o transporte e armazenamento de químicos.

Algumas delas oferecem soluções voltadas para a prevenção, a preparação, o gerenciamento e o atendimento de situações de emergência que envolvam produtos perigosos e poluentes. Consulte um especialista no setor e evite acidentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *