Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

SEGURANÇA NO ARMAZENAMENTO DE ISOTANQUES

Os isotanques (ou isotanks) são tanques ou contêineres, em formato cilíndrico, usados para armazenar e transportar determinados tipos de produto, sendo o armazenamento de isotanques um fator muito importante.

Assim, esse tipo de contêiner é utilizado para cargas líquidas ou gasosas, como água, ácido sulfúrico, produtos alimentícios, solventes, produtos químicos, dentre outros, sendo perigosas ou não.

Além disso, são construídos em aço inox, possuindo camadas de proteção, podendo ser revestidos de alumínio ou fibra de vidro, e seguem normas internacionais.

Por esse motivo, podem ser aplicados em caminhões, trens ou navios de um modo que não prejudicam a carga presente em seu interior, possuindo válvulas em seu topo e sua base para realizar a carga e a descarga dos materiais.

Desse modo, são equipamentos indispensáveis para o trabalho de indústrias e empresas de logística, pois garantem segurança e proteção tanto aos trabalhadores quanto ao meio ambiente.

Para conhecer as vantagens do armazenamento de isotanques e os cuidados necessários com esses dispositivos, continue o artigo que preparamos especialmente sobre o assunto.

Vantagens do armazenamento de isotanques

O armazenamento de isotanques (ou isotanks) fornece algumas vantagens em sua utilização, tais como:

  • Garantem segurança contra vazamentos de produtos;
  • Possuem alta resistência a grandes pressões;
  • Mantêm a temperatura necessária de determinadas substâncias em seu interior; 
  • Seu transporte é mais prático;
  • Preservam a integridade dos produtos armazenados;
  • São de fácil utilização em qualquer modal;
  • Asseguram melhor aproveitamento dos espaços dos meios de transporte;

Dessa forma, esse tipo de equipamento confere maior segurança, protegendo tanto o material, para que não perca a qualidade durante seu armazenamento ou transporte, quanto aos trabalhadores, uma vez que ficam protegidos do vazamento dos produtos.

Além disso, o meio ambiente fica livre de contaminações causadas por derramamentos de produtos tóxicos ou prejudiciais.

Entretanto, é preciso tomar um certo cuidado, pois o isotanque (isotank) pode ser, muitas vezes, confundido com o flexitanque (flexitank), apesar de serem diferentes.

Por isso, é necessário diferenciá-los, já que o isotanque é um tipo de contêiner de forma cilíndrica, ao passo  que o flexitanque é uma espécie de bolsa extremamente resistente, utilizada para o embarque dentro de um contêiner, ou seja, ela é montada no seu interior.

Devido à sua montagem e do material utilizado no flexitank, seu uso acaba sendo mais caro que o armazenamento de isotanques.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.