Segurança do Trabalho

Simulação de vazamento – A importância do treinamento e simulação

O manuseio de químicos está sujeito ao cumprimento de inúmeras normas de segurança. E e uma ação indispensável para o planejamento do cumprimento de tais procedimentos envolvendo o uso de substâncias químicas é a simulação de vazamento.

Independentemente da atividade que exerce, o ser humano está sempre sujeito a cometer erros e a sofrer acidentes.  Tratando-se de indústrias que manipulam químicos, esses erros são capazes de trazer consequências graves. Por isso, é importante ter um plano de contenção de danos que funcione.

O que dizem as normas reguladoras?

Há uma série de normas reguladoras que precisam ser consideradas no plano de emergência do manuseio e manipulação de químicos. Contudo, há duas principais que são ótimas orientações para aqueles que se preocupam em fazer um uso seguro desse tipo de substância.

bacia de contenção

A NR26, por exemplo, estabelece as medidas necessárias de sinalização a serem tomadas no intuito de prevenir acidentes. Essa norma determina que por meio de cores se faça:

  • identificação (de itens e espaços);
  • delimitação de espaços;
  • advertências;

No geral, ela visa evitar confusões e imprudências quanto ao uso de substâncias perigosas.

Outra norma que tem de estar presente na vida industrial das empresas que utilizam químicos é a NR20. É ela que indica instruções de armazenamento, transporte e manuseio de tais substâncias.

Por que investir tempo com a simulação de vazamento?

É fato que há inúmeras normas acerca do manuseio e manipulação de químicos, as quais indicam parâmetros que visam preservar a segurança do trabalhador e ainda do ambiente.

Entretanto, por mais que as regras sejam aplicadas conforme prescrito nas leis normativas, é necessário certificar como elas funcionam na prática, levando em consideração as características individuais de cada companhia.

As consequências de um vazamento químico, bem como as medidas tomadas no plano emergencial contra danos, representam custo significativo até mesmo para as mais bem sucedidas companhias do ramo industrial. Sendo assim, é fundamental ter cautela quanto a essa questão.

Imagine o quão desvantajoso seria investir em equipamentos, treinamentos e procedimentos de segurança contra contenção de danos, e na hora “h” notar que as medidas planejadas não são eficientes! É exatamente aí que a importância da simulação de vazamento é notada.

O que se pode esperar de uma simulação de vazamento?

Uma simulação de vazamento permite que a indústria se certifique de que todos os procedimentos adotados no planejamento de manipulação e contenção de danos envolvendo químicos funcionam de fato. Realizar essa atividade permite testar equipamentos, materiais e as táticas adotadas no plano de emergência.

Além disso, não somente equipamentos e medidas são testados na simulação de vazamento, mas também as ações dos implicados no processo, incentivando até mesmo uma conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como os cuidados a serem tomados.

É interessante mencionar que, assim como é feito o planejamento dos riscos, é necessário organizar todo o treinamento, cuidando para que nenhuma das ações do teste coloque em risco o ambiente e a vida dos envolvidos.

Para uma simulação de vazamento segura e eficiente, é imprescindível que a companhia:

  • Estabeleça objetivos claros;
  • Proporcione treinamentos frequentes;
  • Realize capacitações para a resolução de problemas simples;

E, nessa simulação de vazamento, é indispensável considerar os quatro tipos de treinamento existentes e reconhecidos pelos órgãos ambientais:

  • exercício de notificação;
  • exercício tabletop;
  • exercício de uso de equipamentos;
  • manejo de acidentes;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *