Sem categoria, Sustentabilidade

Sua concessionária tem bacias de contenção?

Por armazenar tambores com óleos, graxas e lubrificantes, bem como realizar lavagem de peças e acabar por manusear líquidos nocivos, como resíduos de baterias, as concessionárias são obrigadas a utilizarem as bacias de contenção.

São elas que asseguram práticas sustentáveis por evitar derramamento de produtos químicos no solo e propiciarem ambiente adequado às normas e padrões de segurança, além de um local de trabalho seguro e mais organizado.

Mas, qual a função da bacia de contenção?

A principal função das bacias de contenção é impedir o derramamento de fluidos nocivos para o ambiente e para quem trabalha com o manuseio deles.

Elas possuem um sistema de escoamento no qual os líquidos químicos ficam armazenados, trazendo uma grande vantagem para as concessionárias, já que, com o uso das bacias de contenção, é possível fazer o reaproveitamento destes materiais, reduzindo significativamente o desperdício de óleos.

Como são usadas as bacias de contenção dentro de uma concessionária?

Dentro das concessionárias, os fluidos armazenados em galões e tambores ou outros recipientes não devem estar acondicionados em pallets comuns vazados na parte inferior. Caso estejam, haverá derramamento de líquidos.

Logo, as bacias de contenção podem ser aplicadas sobre os pallets ou sob tambores apenas. Isso porque em processos de lavagem de peças, é natural que químicos escorram.  É bastante comum também ocorrer derramamentos durante o manuseio de tambores de óleos e químicos.

Ao realizar tal atividade, a água contaminada cai em uma caixa separadora de água e óleo. Sem   o sistema de contenção esse óleo vaza junto com a água.

Óleos lubrificantes são acondicionados em tambores até a coleta e uso do material. Se estes tambores forem postos nas bacias de contenção, eventuais derramamentos são coibidos.

É importante lembrar que o padrão normativo determina que a capacidade mínima do sistema de contenção deve ser igual ao maior recipiente do pallet.

Esses recipientes, devido ao seu sistema de escoamento, são capazes de reter líquidos de baterias, óleos, graxas e lubrificantes. Por isso, é uma forma de manter o local limpo e diminuir resíduos.

Bacias de contenção: praticidade e facilidade

Uma das principais vantagens das bacias de contenção é sua praticidade de movimentação por suas características de leveza, bem como por ser feito de material plástico, fácil de higienizar.

bacia de contenção

Em linhas gerais, as principais facilidades das bacias de contenção são:

  • Mobilidade simplificada: empilhadeiras e paleteiras transportam os tambores nas bacias de contenção facilmente e o pallet sobre o qual está o produto nem precisa ser retirado de cima;
  • Instalação e desmonte: pela leveza, é muito simples desmontar o equipamento, principalmente no momento de efetuar sua higienização. Além disso, como não requer ferramentas específicas, permite que a instalação e manuseio sejam feitos em ambientes pequenos;
  • Custo-benefício: por se constituir em um processo sustentável, ou seja, fabricado com materiais ecologicamente corretos, o custo-benefício é garantido;

A indicação para quem procura comprar bacias de contenção para sua concessionária é optar por peças fabricadas sob medida, pois, como vimos, elas devem ter a capacidade mínima do maior tambor para ter eficiência na retenção de vazamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *