Armazenamento, Setor Industrial, Sustentabilidade

Vazamentos de produtos químicos – Como proceder em casos de acidentes ambientais?

Vazamentos de produtos químicos – Como proceder em casos de acidentes ambientais

Mais do que indesejada, uma situação de vazamento ou derramamento de produtos químicos, especialmente os inflamáveis, é potencialmente perigosa, colocando em risco a vida de quem estiver próximo ao acontecimento, bem como o meio ambiente.

As consequências podem ser muito negativas, caso não haja um preparo para controlar esse tipo de evento, uma ação rápida que vise primeiramente controlar e sanar o vazamento e posteriormente recolher os resíduos deixados por ele e, em alguns casos, se faz necessária a descontaminação do meio agredido pelo produto químico.

Aspecto importante quando se fala em vazamento de produtos químicos é que os mais diversos locais estão sujeitos a tal fatalidade. Ao contrário do que se pensa, não é somente no transporte em massa que isso pode ocorrer.

Até mesmo empresas e indústrias que dispõem de equipamentos comuns como geradores de energia elétrica, que possuem um reservatório de combustível, estão expostas a esse risco.

Entre os motivos relacionados aos acidentes ambientais estão a negligência para com os protocolos de segurança, mau estado dos equipamentos estocados, transporte, manuseio, a não observância dos protocolos de contenção, além de falhas de processo e operação. Todos estes riscos ambientais podem ser mitigados, contando com um plano de prevenção e contenção.

Saiba como prevenir vazamentos de produtos químicos

Algumas atitudes são indispensáveis para promover a segurança no manuseio de produtos químicos. A primeira delas é garantir que toda a equipe envolvida, direta ou indiretamente na operação, tenha o conhecimento necessário na área para prevenir e conter um vazamento de produtos químicos. Com o capital humano devidamente preparado, as chances de acidentes ambientais diminuem muito.

Outro fator preponderante é manter em pleno funcionamento todos os equipamentos que garantirão a segurança no armazenamento, transporte e manuseio. Isso inclui:

  • Manter os tanques devidamente identificados com etiquetas indicando o material armazenado: fundamental para saber como agir de acordo com a substância vazada;
  • Manter devidamente mapeado e em local de fácil conferência as Fichas de Informações do Produto Químico: Tais informações devem ser conferidas antes de iniciar a contenção ou possível contato com o produto químico vazado;
  • Diques de contenção adequados e com as válvulas sempre fechadas: em caso de vazamento no tanque, o produto químico não escorre;
  • Investir em pavimentação e impermeabilização das áreas onde será feito o manuseio e armazenamento de químicos: procedimento necessário para diminuir os riscos ambientais, caso o vazamento ocorra;
  • Dispor de materiais para a correção do vazamento químico, uma vez que este já tenha acontecido: ter estes materiais em mãos potencializará o tempo de ação.

Saiba como agir em caso de vazamentos de produtos químicos

Quando um acidente com produtos químicos ocorre, é crucial ter um procedimento pré estabelecido de conhecimento geral, e colocá-lo em ação o quanto antes. O tempo e as ações corretas serão determinantes para que o vazamento seja contido e não se torne um acidente ambiental de grandes proporções.

A primeira atitude deve ser identificar o material vazado. Cada substância precisa ser contida de uma forma específica. A partir daí, é necessário obedecer às instruções registradas nas fichas de informações do fabricante (FISPIQ).

Após isolar o local, pode-se tentar conter o derramamento com equipamentos como diques, mantas, canaletas pluviais, bandejas de contenção, e outros dispositivos. Em seguida, o conteúdo derramado deve ser coberto com o absorvente indicado.

O próximo passo é recolher os dejetos com sacos plásticos, coletá-los em recipientes destinados a químicos, limpar e ventilar a área. Antes da liberação, é imprescindível fazer uma avaliação criteriosa para checar a segurança do local.

Gostou de aprender um pouco mais sobre vazamentos químicos? Então, aproveite para ler sobre como deve ser realizado o armazenamento de produtos químicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *