Como proteger os recursos naturais com a bacia de contenção para produtos químicos? Nilson Pickler 20 de julho de 2023

Como proteger os recursos naturais com a bacia de contenção para produtos químicos?

 

 

 

 

O uso da bacia de contenção para produtos químicos é uma alternativa que preserva não só os recursos naturais, mas ainda resguarda a empresa de multas ambientais, desperdício de materiais e processos trabalhistas.

Mas de que forma a bacia de contenção para produtos químicos desempenha todas essas atividades? Continue a leitura para saber mais sobre esse produto!

O que é a bacia de contenção para produtos químicos?

A bacia de contenção para produtos químicos também é comumente chamada de pallet de contenção, por conta de sua configuração: a bacia profunda é coberta por uma grade que lembra um estrado, característica dos pallets.

Esse produto foi desenvolvido visando reduzir o risco de acidentes com armazenamento, manuseio e transporte de produtos químicos, sejam inflamáveis, tóxicos, explosivos e/ou corrosivos.

Existem diferentes dimensões da bacia de contenção, para as mais variadas aplicações, desde prateleiras a containers! No entanto, há algo em comum entre todos os modelos: sua fabricação em PEAD – Polietileno de Alta Densidade.

Por que o PEAD é indicado para as bacias de contenção?

O PEAD é um tipo de termoplástico com excelente resistência química, não absorvente e impermeável contra líquidos e gases. Além disso, é leve, o que facilita sua movimentação sempre que necessário.

Não à toa, a bacia de contenção para produtos químicos em PEAD substitui os modelos de concreto, que são imóveis, limitados quanto às configurações e muito mais caros.

Como a bacia de contenção para produtos químicos atua

A bacia contentora de produtos químicos atua como um suporte para acomodar os tambores contendo líquidos químicos, inflamáveis, ácidos e/ou corrosivos.

Caso haja qualquer vazamento desses tambores, ao invés de o produto ser derramado no solo, a bacia receberá esse produto – como um transbordo. É assim que esse sistema evita que produtos químicos e poluentes contaminem o meio ambiente e as pessoas.

É uma ideia simples, mas genial! Por isso, é indispensável para indústrias e comércios dos mais variados segmentos, tais como: 

  • metalúrgicas, 
  • cosméticos, 
  • combustíveis, 
  • alimentos e bebidas, 
  • oficinas mecânicas, 
  • centros médicos, não se limitando a esses.

Afinal, quando se fala de produtos que poluem o meio ambiente, não devemos pensar apenas naqueles que podem causar grandes desastres naturais. Mesmo pequenos despejos de produtos químicos e poluentes são fatais para a flora, a fauna e a saúde pública.

Bacia contentora também reduz desperdício financeiro

Não menos importante, a bacia de contenção para produtos químicos também ajuda na redução das multas provenientes de infração ambiental. Ora, se não há derramamento de produtos químicos, consequentemente, não há o que se multar.

E mais: em alguns casos, o produto derramado e captado pela bacia contentora pode ser reaproveitado, evitando o desperdício.

O recipiente também é fundamental para proporcionar um ambiente de trabalho mais salutar para os funcionários. Limpeza e segurança geram maior bem-estar aos colaboradores, que vão produzir mais e melhor em um espaço que protege a vida.

De modo geral, é uma solução simples, que exige um investimento acessível e cujos resultados são extremamente satisfatórios, tanto para a proteção ambiental, quanto dos colaboradores e do patrimônio.

Para obter mais informações sobre a bacia de contenção para produtos químicos, visite outros artigos do blog da Ambflex! 

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *