Conhecer as normas para o armazenamento de produtos químicos é fundamental para aloca-los de maneira correta. Com isso, reduzir riscos de acidentes e garantir maior segurança aos colaboradores e proteção ambiental.
Afinal, o armazenamento inadequado pode ocasionar uma série de prejuízos, seja para a qualidade do produto como para a segurança do meio ambiente e dos colaboradores. Portanto, impacta na vida de milhares de pessoas, afetando diretamente a produtividade e lucratividade da empresa.
Para ajudar a conhecer as normas para o armazenamento de produtos químicos, preparamos o conteúdo a seguir. Conheça a divisão dos produtos químicos, as principais legislações e muito mais. Confira!
Classificação De Produtos Químicos E Suas Características
De modo geral, os produtos químicos podem ser classificados em diferentes grupos, de acordo com as características e riscos apresentados. Entre os principais produtos, podemos destacar os inflamáveis, corrosivos, tóxicos e radioativos.
Assim, os produtos inflamáveis são aqueles que pegam fogo com facilidade quando expostos ao calor ou faíscas, como gasolina, solventes orgânicos e gases inflamáveis.
Já os corrosivos são altamente reativos e podem causar danos materiais e lesões à pele e olhos. Entre eles, podemos citar ácidos, bases fortes e alguns produtos de limpeza.
Os produtos químicos tóxicos são os venenos, pesticidas e produtos industriais, que podem ser prejudiciais à saúde humana e afetar o meio ambiente. Já os radioativos são aqueles que emitem radiações ionizantes, muito perigosas aos humanos e ao equilíbrio ambiental, como isótopos radioativos e materiais nucleares.
Principais Normas Para O Armazenamento De Produtos Químicos
Conhecer as normas de segurança para o armazenamento e transporte de produtos químicos é muito importante para garantir maior proteção aos humanos e ao meio ambiente.
Com isso, ajuda a diminuir o risco de acidentes como vazamentos, derramamentos, incêndios e muitos outros. Com isso, o armazenamento adequado ajuda a evitar a contaminação ambiental, se mantendo dentro das conformidades legais que envolvem o mercado.
Entre elas, podemos destacar a NBR 7500, que tem como objetivo definir os requisitos para identificação de produtos químicos durante o transporte. Assim como, a NBR 7503 que determina os símbolos e rótulos que devem ser usados para identificar os produtos, facilitando a identificação gerando maior segurança.
Já a resolução CONAMA 420/2009 regulamenta o armazenamento de produtos químicos e resíduos perigosos, estabelecendo normas para prevenir danos ao meio ambiente. Para isso, a Lei 9.605/1998, mas conhecida como Lei de Crimes Ambientais, determina as penalidades relacionadas a ações que prejudicam o meio ambiente.
Por fim, a NR-20 desenvolveu os requisitos para maior segurança no trabalho com produtos inflamáveis, desde o seu armazenamento até o transporte.
Local Adequado Para Armazenamento De Produtos Químicos
Para saber o local de armazenamento ideal é muito importante entender os produtos químicos manuseados. A partir disso, é preciso ter conhecimento profundo sobre as condições ambientais ideais, como necessidade de ventilação, temperatura, umidade, entre outras.
Assim, é possível facilitar o sistema de armazenamento, determinando os tipos de recipientes e embalagens apropriados para cada produto. Como também determinar a estocagem ideal em prateleiras, armários ou bacias de contenção.
Em paralelo ao cuidado com os locais de armazenamento é muito importante adotar medidas de segurança, como a determinação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivas (EPCs).
Além disso, é necessário incentivar um trabalho cada vez mais eficiente e seguro através de investimento em novas tecnologias, procedimentos e treinamentos dos colaboradores.
Em caso de emergência é muito importante ter estabelecido um plano de resposta a acidentes químicos, auxiliando nas primeiras ações de combate. Para isso, sistemas de detecção e combate a incêndios e procedimentos para evacuação e primeiros socorros são fundamentais.
Bacias De Contenção Em PEAD
Para estar dentro das normas para o armazenamento de produtos químicos, utilizar ajuda de produtos tecnológicos é fundamental. Com isso, as bacias de contenção em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) são ótimas para armazenar produtos químicos de diferentes tipos.
Isso porque, através da fácil instalação e processo de limpeza, ela garante maior durabilidade aos produtos, principalmente pela alta resistência química do material (que nem se compara com o cimento e o aço, por exemplo).
Por isso, o uso adequado das bacias de contenção em PEAD no armazenamento de produtos químicos faz com que a empresa esteja alinhada com as normas específicas para o manuseio desses materiais.
Resumindo, ela ajuda a garantir maior segurança durante o armazenamento dos produtos, garantindo proteção aos colaboradores e ao meio ambiente.
Bacias De Contenção Para Armazenamento É Com A AMBFLEX
Agora que você já conhece algumas das principais normas para o armazenamento de produtos químicos é possível entender a importância desse tema para sua empresa. Afinal, são materiais que podem causar danos irreparáveis tanto aos colaboradores envolvidos quanto para o meio ambiente.
Para tornar esse trabalho mais seguro, a Ambflex desenvolveu as bacias de contenção em PEAD com a melhor tecnologia do mercado, veja nossos benefícios:
- Exclusiva no mercado nacional;
- Resistência UV;
- Resistência química;
- Resistência mecânica;
- Baixo custo;
- Produto ecológico;
- Rápida instalação;
- Não propaga chamas;
- Leve e flexível.
Entre em contato conosco pelo link abaixo e conheça mais sobre a nossa solução!