loader image
ISO 14001: O QUE É PRECISO FAZER PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO? Nilson Pickler 25 de julho de 2023

ISO 14001: O QUE É PRECISO FAZER PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO?

 

 

 

 

A Certificação ISO 14001 é um reconhecimento internacional concedido a empresas que seguem práticas rigorosas de gestão ambiental. Normalmente, este selo é concedido por órgão certificadores independentes. 

Com ele, é possível mostrar que a organização atende às necessidades socioeconômicas e protegem o meio ambiente através de um sistema de gestão ambiental, da análise do ciclo de vida de produtos, desempenho, rotulagem e comunicação ambiental, entre outros.

A partir disso, é possível garantir aos clientes e colaboradores que a empresa está comprometida com a preservação do meio ambiente e está implementando medidas para minimizar seus impactos negativos. 

Como obter a certificação ISO 14001? 

Existem alguns requisitos necessários para conseguir a certificação ISO 14001, para começar, é preciso ter: 

  • Política ambiental: a sua empresa precisa ter uma política que seja adequada à natureza, que esteja comprometida com a melhoria contínua e diminuição de danos ambientais e fornecer uma estrutura com objetivos ambientais e disponíveis para o público.  
  • Sistema de Gestão Ambiental (SGA): ele precisa atender aos requisitos estabelecidos pela norma, incluindo políticas, objetivos e metas ambientais, procedimentos para identificação e controle de impactos ambientais, monitoramento e avaliação de desempenho, além de ações corretivas e preventivas.
  • Cultura organizacional: a empresa precisa ter uma cultura organizacional comprometida com a preservação do meio ambiente e deve envolver todos os seus colaboradores na implementação e manutenção do SGA. 

É importante que a empresa demonstre sua responsabilidade ambiental para todas as partes interessadas, incluindo funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade local.

  • Registro de ações ambientais: para conseguir o certificado ISO 14001, a empresa deve registrar todas as suas ações ambientais, incluindo auditorias internas e externas, avaliações de risco e impacto. 

Além de evidências de monitoramento e melhoria contínua. Esta documentação é importante para garantir a transparência e a integridade do SGA e será revisada durante a avaliação para certificação ISO 14001. 

  • Estar em dia com as auditorias periódicas: A certificação ISO 14001 também requer auditorias periódicas para garantir a conformidade com a norma e para verificar se o SGA está sendo mantido e melhorado continuamente. 

Estas auditorias são realizadas por órgãos certificadores independentes e incluem uma revisão da documentação do SGA, entrevistas com colaboradores e verificação da implementação prática das políticas e procedimentos ambientais.

Benefícios da ISO 14001 

É importante destacar que a obtenção da certificação ISO 14001 traz inúmeras vantagens para a empresa, tais como: 

A melhoria da imagem e reputação perante o público, incentivo à inovação e à implementação de práticas ambientais mais eficientes, além de possibilitar a identificação de oportunidades de melhoria e a redução do impacto ambiental. 

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *