O contêiner é uma das estruturas mais utilizadas para transporte de materiais, especialmente quando este é efetivado por via marítima. Ele possui grandes dimensões, e a capacidade de armazenar toneladas de produtos é grande e podem conter substâncias perigosas e poluentes.
Entretanto, apesar de seguros e práticos, a ocorrência de vazamentos ou mesmo derramamentos de produtos armazenados em contêineres não é um fato incomum.
Ele deve ser evitado para não causar prejuízos que afetem pessoas, animais, plantas e a empresa responsável pela produção e movimentação dos materiais.
O contêiner e o armazenamento de produtos químicos
Por sua estrutura e grandes dimensões, o contêiner é frequentemente usado para armazenar produtos químicos. Por isso, a utilização de equipamentos voltados à prevenção e gerenciamento de vazamentos e emergências relacionadas ao derramamento de produtos são de suma importância, como é o caso do dispositivo interno de contenção.
Assim, o dispositivo interno para contêiner tem como principais características:
- Alta resistência contra agentes químicos e vazamento de materiais líquidos, pastosos ou sólidos;
- Facilidade de transporte e utilização, já que se trata de um material leve e portátil;
- A montagem é feita rapidamente, em até 15 minutos, e por ter ajustes perfeitos, é fácil acomodá-lo no interior do contêiner;
- O posicionamento do dispositivo também pode ser feito com o uso de empilhadeiras, a depender da preferência de cada companhia;
- Total eficiência para conter vazamentos, uma vez que ele não permite que os produtos escapem da estrutura de transporte;
- Possibilidade de reaproveitamento, pois os dispositivos internos podem ser higienizados, descontaminados e utilizados diversas vezes.
Diques e bacias de contenção
Os diques e bacias também são aplicados para proteger tanques, paletes e tambores acomodados no interior dos contêineres a fim de garantir maior segurança durante seu transporte.
Assim, apesar de o dispositivo interno ser o mais utilizado, os diques e as bacias de contenção também são opções viáveis e eficientes para evitar vazamentos de produtos perigosos e poluentes. Suas caraterísticas principais são:
- Resistência a agentes químicos e à corrosão;
- Longa vida útil e possibilidade de reaproveitamento;
- Disponível em tamanhos variados: grande, médio e pequeno porte;
- Possibilidade de fabricação sob medida, com o intuito de atender necessidades específicas.
Por que aplicar os dispositivos de contenção ambiental?
O transporte de produtos é essencial para que rotinas laborais sejam efetivadas. Afinal, é preciso que eles cheguem até as fábricas e consumidores onde serão aplicados e comercializados. Desse modo, não se pode desprezar essa importante etapa.
Entretanto, é durante sua realização que muitos acidentes ocorrem. Esse é o caso de derramamentos, os quais acarretam inúmeros prejuízos não apenas à empresa, mas também ao meio ambiente e às pessoas.
Assim, a utilização de equipamentos de contenção ambiental é indispensável para que haja o planejamento, gerenciamento e intervenção. O objetivo é prevenir a ocorrência de tragédias ambientais que terminam por causar a morte de centenas de espécies animais e plantas.
O vazamento de produtos poluentes, como químicos e combustíveis, também é responsável por provocar danos ao solo e à água, recursos essenciais à vida humana. Logo, não é difícil compreender a importância do uso dos dispositivos de contenção.
Eles ainda trazem outra vantagem: ao conter vazamentos, é possível reaproveitar materiais, que, muitas vezes, têm alto custo de aquisição e produção e, por isso, devem ser preservados e valorizados. Para completar, os dispositivos de contenção possuem ótimo valor de compra, e seu uso agrega mais valor à marca. Assim, ficará alinhada às demandas ambientais e ecológicas e, por isso, será mais bem vista pelo público consumidor.