A tecnologia sustentável se tornou uma prioridade para as empresas nos últimos anos. Com o aumento de ONG’s e movimentos que pediam um cuidado maior com o meio ambiente, o importante era cuidar dos recursos naturais.
Entender que eles precisam ser preservados e que muitos não são ilimitados, devendo ser usados de uma forma que não afete o meio ambiente é fundamental para as empresas que desejam crescer no mercado hoje.
Nesse artigo, serão tratados a promoção da sustentabilidade nas empresas e o cuidado com o meio ambiente, bem como sua preservação. Acompanhe a seguir.
Tecnologia sustentável em ascensão
O meio ambiente é uma prioridade que se transformou em um assunto polêmico, quando se percebeu o aumento da poluição e o desperdício de matéria-prima natural.
O planeta tornou-se uma preocupação e movimentos para que tecnologia sustentável começasse a ser considerada, a fim de cuidar do lugar onde todos os seres, inclusive humanos, habitam. Com isso, o movimento de empresas amigas do verde fez com que a economia mudasse sua prioridade.
Todos os segmentos começaram a trabalhar com o intuito de adotar esse novo padrão com medidas que protegiam o meio ambiente. E quais medidas seriam essas? Vejamos:
- Buscar inovação tecnológica que desenvolve o maquinário e a construção das instalações da empresa, objetivando menos desperdício de energia e insumos;
- Cuidar para que haja o reaproveitamento de água usada e a captação de água da chuva para uso interno;
- Atenção ao descarte de resíduos sólidos em local adequado com cuidado para que não aconteça a contaminação do solo ou risco de intoxicação do meio ambiente;
- Ter uma parceria com unidades de tratamento de resíduos que saibam trabalhar de forma adequada com o lixo;
- Para as empresas que trabalham com substância de alta periculosidade, é fundamental prevenir o derramamento e/ou vazamento de produtos químicos, seja no transporte, na armazenagem ou ainda na manipulação delas;
- Treinar os colaboradores com ações socioambientais, mostrando os impactos da empresa na natureza quando existe o cuidado com o meio ambiente;
As empresas que almejam ser amigas do verde devem estar atentas às evoluções que acontecem na tecnologia sustentável, como maquinários que diminuem cada vez mais o gasto de energia elétrica e água, por exemplo.
Ainda existem aplicativos capazes de ajudar na medição dos gastos, produção de poluentes e os riscos de contaminação. Além disso, alertam quando a empresa ultrapassou os limites dos padrões da lei.
Qual é a vantagem dessa tecnologia?
O consumidor tem mudado seu conceito passando a levar em conta, não só o produto em si, mas a forma como foi feito, desde a maneira em que a matéria-prima é extraída, até qual será o modo de seu descarte.
Assim, as indústrias entenderam que a tecnologia sustentável não só é boa para o meio ambiente, como também para o aumento de ganhos e economia.
Veja mais algumas vantagens que podem ajudar a empresa a crescer quando se torna uma empresa verde:
- Custo de produção mais barato: equipamentos de última geração gastam menos energia, o que diminuí o valor final dos produtos;
- Um leque maior de matrizes energéticas: energia eólica, solar e das ondas do mar são algumas das fontes de energia utilizadas com menos produção de poluentes;
- O cuidado com os resíduos: ter parceiros que se preocupam com o descarte de resíduos de forma ecológica e ensinam o reaproveitamento também ajudam a baratear os custos finais;
Ser uma empresa que trabalha com tecnologia sustentável engloba todas as suas atividades, não apenas no produto final, como também implementando boas práticas e sendo um exemplo no mercado.