Armazenamento, Sustentabilidade

Como diferentes tipos de fluido podem afetar o meio ambiente?

Como diferentes tipos de fluido podem afetar o meio ambiente

Como diferentes tipos de fluido podem afetar o meio ambiente?

A contaminação química é uma das principais causas da poluição do solo e águas subterrâneas, e normalmente ocorre devido ao descarte de produtos químicos e industriais de modo errado, trazendo assim, uma série de problemas ao ambiente e a saúde dos seres vivos que nele residem.

No artigo de hoje vamos falar como os diferentes tipos de fluídos podem afetar de maneira negativa o meio ambiente. Confiram.

Contaminação química, como ela ocorre?

O crescimento industrial a nível global é uma das principais causas de contaminação química da água, solo e também da atmosfera.

Esse tipo de contaminação, normalmente ocorre devido à ausência de tratamento de resíduos que são liberados por indústrias químicas nas mais variadas situações, podendo ocorrer de modo direto no ar, solos e também rios.

Esses resíduos muitas vezes tóxicos são considerados extremamente agressivos ao meio ambiente. Portanto, consequentemente podem afetar a saúde de quem vive em determinada região afetada pelo despejo desses resíduos.

É um tanto quanto comum que rios, lagoas e criações de animais, sejam afetadas, e mesmo cheguem a ser extintas, quando indústrias que não tratam seus fluídos antes de eliminá-los instalam-se próximos a esse tipo de localidade.

Podemos citar o caso recente ocorrido no Brasil referente ao rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, Minas Gerais, que ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015. A lama tóxica carregou centenas de compostos químicos para os mananciais da região, até chegar no mar.

Após anos da ocorrência do fato, pessoas estão sendo diagnosticadas com patologias relacionadas à bio acumulação desses compostos tóxicos em seus organismos, trazendo um prejuízo social incalculável às regiões afetadas. Além disso, o acidente matou 17 pessoas imediatamente após sua ocorrência.

Principais fluídos químicos que podem afetar o meio ambiente

A contaminação química é resultado direto dos fluídos descartados de maneira inadequada pelas empresas.

Esses fluídos são divididos em duas classificações: produtos minerais e produtos tóxicos orgânicos. A seguir mostraremos quais são os principais tipos de cada um deles.

Produtos minerais mais poluidores

Dentre os fluídos químicos minerais estão:

  • Sais de metais pesados;
  • Sais minerais;
  • Mercúrio;
  • Ácidos das mais variadas naturezas;
  • Chumbo;
  • Álcalis.

Produtos orgânicos mais poluidores

Já entre os produtos orgânicos com maior capacidade poluidora estão:

  • Fenóis;
  • Detergentes;

Evitar é fácil e preciso

É preciso ter em mente que os mais variados tipos de contaminação não estão presentes somente em grandes indústrias químicas. Muitas vezes no interior de nossas casas também temos substâncias com alto poder de contaminação.

Dentre os produtos contaminantes que possuímos em casa é possível citar:

  • Tintas;
  • Removedores;
  • Solventes;
  • Desinfetantes;
  • Repelentes;
  • Sprays e aerossóis.

Uma forma prática de evitar a contaminação ambiental por conta da utilização desses compostos é buscar alternativas diferenciadas, tais como, utilizar tintas ecológicas, substituir desodorantes aerossóis por roll-on, por exemplo.

Outra dica bastante válida nesse âmbito é, sempre que comprar esse tipo de produto, buscar pela quantidade necessária para aquele momento, ou seja, comprar o necessário para seu uso imediato, afinal, o armazenamento desse tipo de fluído oferece grandes riscos de contaminação.

Além disso, no momento do descarte é necessário que haja conscientização. Procurar a melhor forma de descarte para que o ambiente seja impactado da menor forma possível é primordial.

Preservação do meio ambiente é um assunto sério. Dependendo de sua intensidade, ela pode causar a extinção de espécies que viviam exclusivamente em ecossistemas afetados por determinados poluentes químicos.

Contaminação química ambiental é crime. Indústrias pagam multas e até mesmo perdem suas licenças de funcionamento. Por isso, o tratamento de fluído é algo tão importante.

Gostou do post de hoje? Não deixe de baixar agora mesmo o nosso catálogo com todas as nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *