Armazenamento, Setor Marítimo, Sustentabilidade

Como garantir a segurança do transporte em contêineres? Descubra!

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DO TRANSPORTE EM CONTÊINERES.

Como garantir a segurança do transporte em contêineres.

Considerado um dos equipamentos de transporte marítimo mais seguro e mais inteligentes, o contêiner pode ser utilizado para levar todo tipo de carga e ainda proporciona versatilidade, podendo ser transferido para diferentes modais, como caminhões e vagões de trem.

Essa diversidade de cargas exige tipos de contêineres para transporte marítimo adaptados ao conteúdo.

Um dos motivos pelos quais o transporte em contêineres domina a logística marítima é a redução dos riscos de acidentes e perda de materiais. Além dos prejuízos financeiros, o vazamento de substâncias químicas pode trazer impactos ao meio ambiente, muitas vezes irreversíveis.

O transporte de produtos químicos precisa de atenção especial, como o tipo certo de contêiner e a identificação de acordo com a regulamentação, além de equipamentos adicionais para mitigar os riscos de vazamentos e acidentes e reduzir os custos gerados por falhas no transporte.

Tipos de contêineres para transporte marítimo

Geralmente fabricados em metal super-resistentes, os contêineres seguem regulamentações internacionais de fabricação. A seguir estão descritos alguns tipos de contêineres cujas regulamentações são preestabelecidas:

  • Dry Box: foi o primeiro tipo de contêiner inventado e certamente é o mais utilizado. Consiste num recipiente metálico com medidas que variam de 20 a 40 pés. Pode transportar qualquer tipo de carga que não seja perigosa, química ou que necessite de regulação da temperatura.
  • Refrigerado: é o tipo de contêiner ideal para levar cargas perecíveis resfriadas como carnes, bebidas; alimentos como frutas e verduras; cargas sensíveis como flores e plantas, e até eletrônicos que não podem ter a temperatura elevada. Este tipo de contêiner é dotado de uma unidade de refrigeração para fazer o controle da temperatura e possui isolamento térmico em sua estrutura.
  • Ventilado: com frestas para passagem de ar em toda a sua estrutura, o contêiner ventilado é ideal para cargas que precisem de circulação de ar.
  • Open Top e Open Side: esses contêineres transportam cargas que excedam o limite de altura ou de largura das medidas padrão. Têm a mesma estrutura do Dry Box, porém o teto é aberto no caso do Open Top e uma das laterais é aberta, no caso do Open Side.
  • Flat Rack: trata-se de uma mistura do Open Top com o Open Side O Flat Rack não tem laterais ou teto e é utilizado para cargas que excedam os dois limites de medidas.
  • Bulk: ideal para carregar e descarregar cargas de grãos, sementes, areias e pedras pequenas, o contêiner Bulk possui pequenas escotilhas para facilitar o manuseio do conteúdo.
  • Tanque: fabricado para transportar líquidos e gases, esse tipo de contêiner é ideal para o transporte de substâncias químicas, que, em geral, são perigosas.

Equipamentos de seguranças

O Brasil é um grande exportador de couro bovino, contudo um subproduto tão simples pode trazer enormes prejuízos à cadeia logística relacionada ao seu transporte. Isso porque, para sua conservação e transporte, o couro é embebido em uma solução de sal e água. Durante seu transporte o couro aquece e libera fluídos orgânicos altamente poluidores no meio ambiente.

Além dos riscos para as pessoas e ao meio ambiente, tal fluído uma vez em contato com o assoalho do contêiner, impregna na madeira e obriga que os armadores troquem todo o piso do contêiner antes de um novo transporte, somando enormes prejuízos financeiros a cadeia logística a ponto de afetar o equilíbrio financeiro de tais operações.

Um dos equipamentos que reforçam a segurança do contêiner para transporte de produtos químicos ou para o transporte de couro bovino e outros produtos são as bacias de contenção. O equipamento consiste numa plataforma de polietileno com a função de reter líquidos que possam ser derramados do contêiner e evitar seu contato com o assoalho do contêiner.

Além de evitar o contato do conteúdo com o meio ambiente, as bacias de contenção permitem a reutilização do líquido quando hábil. Dessa forma, as bacias de contenção contribuem para o transporte seguro e inteligente.

As informações foram úteis? Para acessar outros artigos sobre prevenção e emergência com vazamentos químicos, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *