Armazenamento, Setor Industrial

Para que servem os diques ou bacias de contenção para produtos químicos?

PARA QUE SERVEM OS DIQUES OU BACIAS DE CONTENÇÃO PARA PRODUTOS QUÍMICOS

Empresas, armazéns, portos e aeroportos que trabalham com tanques de produtos químicos, perigosos ou não, precisam ter diversos cuidados com seu patrimônio e garantir a segurança de profissionais e do meio ambiente.

Para unir conforto, praticidade e maior estabilidade para sua empresa e seus produtos, com o passar do tempo, foram desenvolvidas novas tecnologias que resguardam seus tanques.

Criados exatamente para isso, os diques de contenção secundária tornaram-se uma das maiores estratégias de contenção e prevenção de acidentes químicos envolvendo vazamentos de produtos.

O intuito é utilizar os diques evitando que os produtos entrem em contato com o solo, prejudicando sua empresa, funcionários e o meio ambiente. Suas funções são diversas e auxiliam de inúmeras maneiras.

Por isso, elaboramos um guia informativo útil e acessível para que você entenda como eles funcionam, quais os requisitos para instalação e benefícios, uma vez que operam de maneira efetiva e segura.

Diques ou bacias de contenção – uma alternativa que resguarda seus produtos químicos e o meio ambiente

A legislação ambiental brasileira é uma das mais eficazes de todo o mundo e por um motivo sólido: com tanta diversidade de flora, fauna e solos férteis, o derramamento de produtos tóxicos causaria severas consequências para todos.

Esse motivo já é o suficiente para que haja um rígido controle tanto na formação de profissionais da área como na adoção de ferramentas que impeçam acidentes.

Os diques ou bacias criam uma proteção extra para seus tanques. Caso haja vazamento de produtos químicos, basta um controle operacional para que eles não cheguem ao sistema de drenagem urbana, rios, mares ou ao solo.

Com a manutenção adequada e profissionais preparados, os diques ou bacias se constituem em um investimento barato,  quando comparados aos transtornos e desdobramentos que evitam.

Tecnicamente existem três tipos de materiais mais utilizados para fabricação de diques ou bacias de contenção. O concreto armado durante muito tempo foi umas das únicas alternativas viáveis para construção de grandes diques de contenção, porém sua porosidade e dilatação fazem surgir fissuras e trincas prejudiciais para a eficiência do sistema, além do alto custo. O aço trata-se de um material de alta resistência e durabilidade, porém seu alto custo inviabiliza a construção de diques ou bacias de contenção. Já os polímeros tais como o PEAD polietileno de alta densidade, vêm se mostrando uma solução viável e de ótimo custo benefício para construção de diques e bacias de contenção de pequeno, médio e grande porte.

Abaixo, elencamos alguns de seus benefícios e requisitos para que sejam instalados na sua indústria, empresa ou armazém:

  • Segurança da válvula: as válvulas de drenagem são extremamente seguras, prevenindo qualquer tipo de vazamento. Mesmo assim, existem medidas extras que seguram os tanques, como a utilização de cadeados ou lacres.
  • Material anticorrosivo: diques de contenção são construídos com materiais anticorrosivos para resistir ao ataque químico de fluidos à sua estrutura.
  • Manutenção regular: como o dique precisa ficar fechado para que não ocorra nenhum vazamento, ele pode acabar enchendo de água da chuva (se ficar exposto). Em uma situação como essa, o ideal é que um operador preparado e treinado na área de manutenção de tanques realize a drenagemcom regularidade, especialmente em épocas do ano muito chuvosas e úmidas (vale a utilização de bombas pneumáticas, por exemplo).

Prevenção de acidentes – as estratégias mais utilizadas na luta contra o desperdício e no combate à poluição da natureza

É cada vez maior o número de empresas que adotam medidas de segurança com o intuito de prevenir acidentes químicos. O que há décadas poderia ser considerada uma despesa desnecessária, hoje é visto de outra forma, empreendedores de todo o mundo investem na segurança de seus patrimônios, funcionários e meio ambiente.

Bacias de contenção, pallets para contêiner, skimmers e diques são algumas das milhares de opções para o empresário que coloca em prática sua consciência coletiva.

O que achou desse artigo? Suas dúvidas foram esclarecidas? Quer aproveitar e saber como as indústrias pensam na proteção do meio ambiente? Então confira este artigo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *