Sustentabilidade

PLVB – Programa de Logística Verde Brasil

Pensando em sustentabilidade para empresas que desejam ser “amigas do verde”, o Programa de Logística Verde Brasil, conhecido como PLVB, foi uma iniciativa criada por empresas privadas que se comprometeram em assumir determinadas responsabilidades para com o meio ambiente.

O equilíbrio econômico, social e ambiental é fundamental para as empresas que almejam desenvolver um negócio mais responsável, não pensando apenas em suas instalações, mas em todo o processo produtivo, inclusive na forma como os produtos são transportados.

A sustentabilidade do transporte de cargas é parte essencial para que as empresas mostrem suas boas práticas e como se adaptaram às regras sugeridas pela PLVB. Conheça mais sobre o programa nesse artigo.

Programa de Logística Verde Brasil: ato de responsabilidade ambiental

Veículos de transporte de carga são grandes emissores de dióxido de carbono, um poluente atmosférico que contribui para agravar o efeito estufa. Isso afasta a empresa dos conceitos de boas ações para com o meio ambiente.

Não só os poluentes emitidos pelo veículo, mas a forma como a carga é transportada precisa ser segura para os motoristas e os outros à sua volta.

Pensando em tudo isso, o documento do PLVB desenvolveu 16 cases de aplicação de boas práticas para as empresas credenciadas como membros do programa, tornando isso um ato de responsabilidade ambiental.

A ideia do PLVB é trabalhar as condutas que as empresas devem aplicar em seu dia a dia. E que condutas seriam essas?

  • Renovação e modernização das frotas: estar sempre atento às revisões necessárias do veículo, à quantidade de emissão de gases, além de escolher veículos que utilizem biocombustível;
  • Utilização de GPS inteligente para a melhor rota: encontrar o trajeto mais rápido e limpo até o destino traçado, diminuindo o gasto de combustível e emissão de poluentes;
  • Treinar os motoristas com foco no eco-driving: eles aprendem a dirigir o veículo de carga de forma mais consciente, respeitando o limite do motor e dos pneus, a fim de que não haja um desgaste desnecessário;

No documento do PLVB é possível encontrar todas as informações necessárias para que a empresa consiga se adaptar a essa forma mais sustentável, contribuindo para a diminuição dos poluentes.

Além disso, existe a proposta de troca de informações entre empresas, palestras e assistência para que as frotas se adequem aos padrões.

PLVB: diminuição de poluentes e aumento da economia

O projeto é concebido para que haja a diminuição da emissão de gases de até 30%, ajudando também para que a empresa tenha mais eficiência operacional, além de reduzir os custos.

Apenas com a otimização dos veículos, a redução chega a 20%. No entanto, quando a empresa troca sua frota por veículos com maior eficiência energética ou combustíveis mais limpos, a redução chega a 50%.

As fontes de energia mais limpas, como etanol ou eletricidade, reduzem a emissão de gases que agravam o efeito estufa em até 90% e contribuem para a melhoria do meio ambiente.

Toda empresa que faz parte do PLVB tem de estabelecer metas que são apresentadas e devem ser alcançadas, desenvolvendo planos e ações socioambientais.

Tudo isso pensando nas formas de manter o equilíbrio entre a economia e a natureza cada vez mais inteligentes e conscientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *