TECNOLOGIA AMBIENTAL – COMO ELA PODE AJUDAR O PLANETA? Nilson Pickler 14 de fevereiro de 2023

TECNOLOGIA AMBIENTAL – COMO ELA PODE AJUDAR O PLANETA?

Atualmente, as empresas já perceberam que a tecnologia ambiental e o pensamento socioambiental proporcionam crescimento sólido quando práticas voltadas para sustentabilidade são aplicadas. 

Por causa disso, muitas empresas vêm buscando essa tecnologia ambiental para que possam introduzir em seus processos para garantir crescimento em consonância com o futuro.

Antigamente, a governança de uma empresa determinava quais estratégias seriam utilizadas para atingir os maiores patamares de lucratividade.

Isso em detrimento da necessidade de crescer rapidamente e garantir uma fatia significativa do mercado ante suas concorrentes, independente das perdas ambientais que ocorreriam. Hoje, a tecnologia possibilita outros caminhos.

Exemplos de tecnologia ambiental aplicada 

Cubatão foi apontada pela ONU como o município com pior qualidade do ar em 1981. Naquela época, as chaminés das indústrias liberavam toneladas de gases tóxicos, causando danos à saúde dos cidadãos e à natureza. 

A mudança para sistemas de filtragem com tecnologia ambiental aplicada foi o que adequou as empresas de lá para o modelo socioambiental.

A cidade portuária alemã Hamburgo também utilizou tecnologia ambiental em uma estação de tratamento de esgoto com verdadeira maestria, mostrando todo potencial do pensamento socioambiental. 

O diferencial desta estação de tratamento é que ela coleta, armazena e distribui gás metano para uso residencial, e usa o calor gerado na queima dos resíduos restantes para gerar energia.

Nesta iniciativa de uso de tecnologia ambiental com biogás foi possível atingir diversas vantagens:

  • Redução do impacto ambiental na exploração de gases;
  • Redução do preço do gás utilizado pela população; 
  • Redução da necessidade de usinas nucleares (uso comum naquela região);
  • Redução do preço da energia; 
  • Redução do custo do tratamento do esgoto pela metade;
  • Redução da emissão de gases do tratamento de esgoto (quando comparado ao método comum).

A geração de energia com placas fotovoltaicas, ou energia solar, também é exemplo de tecnologia ambiental aplicada para ser utilizada em residências ou empresas que não necessitem de alta potência. 

Em grande escala, no médio prazo, geraria redução nas contas de luz, uma vez que o governo não precisaria contratar energia com custo de produção mais cara como termelétricas e hidrelétricas.

Ao utilizar tecnologia ambiental fotovoltaica para diminuir o uso da energia de hidrelétricas a redução do impacto ambiental é garantida. 

Escreva um Comentário!
Your email address will not be published. Required fields are marked *